De acordo com determinação do Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) passou a ser de aplicação em dose única. Até então, eram aplicadas duas doses. O público-alvo segue sendo a faixa etária de meninos e meninas de 9 a 14 anos.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Com a medida, espera-se uma maior facilidade na adesão das pessoas à vacinação, tornando o processo mais simples e prático.
A imunização é fundamental para a prevenção do câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao HPV, então essa mudança certamente terá um impacto positivo na saúde pública. Ela é a forma mais eficaz de proteger não apenas as mulheres, mas também os homens, já que o vírus pode causar diversos tipos de câncer, como o câncer de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.
A vacina pode ser encontrada em todos os Centros de Saúde da Família (CSF) do município. Para pessoas em condições especiais como imunossuprimidos, vítimas de violência sexual e pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR) as vacinas podem ser encontradas no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, localizado no Hospital Regional Norte (HRN) ou solicitado no CSF.