Uma oficina com pinturas com bolhas de sabão coloridas e regada a muita música e risadas marcou o encontro do Grupo Expressivo nesta segunda-feira (02/05).
Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Damião Ximenes Lopes participaram, na segunda-feira (02/05), de uma oficina de pinturas com bolhas de sabão coloridas. O objetivo foi trabalhar as emoções e, através de bolhas de sabão coloridas e três telas em branco, foram debatidos os sentimentos de ansiedade, alegria e tristeza.
Para a psicóloga Beatriz Parente, uma das facilitadoras do momento, a presença da arte nas instituições de saúde mental facilita a expressão criativa dos usuários. "Os pacientes podem utilizar a arte como uma forma de se comunicar com o mundo e também de se reestruturar internamente através das expressões, expondo suas emoções. Os grupos possuem um caráter terapêutico imenso, no qual além de socializar, o usuário tem a possibilidade de falar de várias formas aquilo que sente", explicou Beatriz.
Atualmente o Caps Geral tem nove grupos ativos, sendo dois deles em parceria com o Caps Álcool e Drogas (Caps AD). Os grupos terapêuticos são diversos e têm vários objetivos, seja promover a educação em saúde ou até mesmo incentivar a prática de atividades corporais.
O Caps Geral está localizado na rua Coronel Mont’Alverne, número 53, no bairro do Centro, próximo ao estacionamento da Margem Esquerda. A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais.