A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, iniciou, no mês de janeiro, a entrega dos novos kits gestantes para famílias em vulnerabilidade social. O novo kit contém, além das 10 fraldas, quatro mijões, quatro camisetas e quatro pares de meias, uma rede própria para recém-nascidos e uma banheira.
De acordo com o gerente do Trevo, Carlos Romualdo, a estratégia tem como objetivo melhorar a qualidade da atenção materno-infantil. “Buscamos, com as ações do Trevo, garantir apoio social às mulheres, visando à redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil no município de Sobral”, destacou ele.
Romualdo explica que as peças são entregues para as famílias de maior vulnerabilidade social, que não tem como prover o enxoval do bebê. “A identificação e solicitação é realizada por meio dos equipamentos de Saúde ou proteção social (Centros de Saúde da Família (CSF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros, que entram em contato com o Trevo de Quatro Folhas e solicitam o apoio”, explicou o gerente.
Para receber os kits, alguns dos critérios são o cumprimento do calendário de consultas e exames, vacinação, adesão ao pré-natal no CSF e atividades de educação e saúde como a participação nos grupos de gestantes nos territórios.