A Secretaria da Saúde (SMS), por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), alcançou um marco significativo ao zerar a fila de espera para biópsias de próstata. Com a realização de 14 procedimentos, todos encaminhados pelo sistema de regulação municipal, a unidade oferece atendimento ágil e eficiente aos pacientes.
Esta conquista não apenas alivia o sofrimento dos que estão na fila de espera, mas também ressalta a importância da colaboração entre os serviços de saúde e a administração local para garantir o acesso oportuno aos cuidados médicos necessários.
A realização das biópsias de próstata é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade entre os homens. Com a rapidez na realização e análise desses exames, o CEM contribui significativamente para melhores desfechos clínicos e redução do impacto emocional para os pacientes. “Com resultados rápidos, os médicos podem começar o planejamento do tratamento mais cedo“, disse Walkiria Landim, gerente do CEM.
“Além de proporcionar alívio aos pacientes e suas famílias, a conquista de zerar a fila de espera para biópsias de próstata ressalta a importância do investimento contínuo dos profissionais”, acrescenta a gerente.