
A Secretaria da Saúde de Sobral teve a experiência “Territórios do Cuidado: experiências inovadoras da prevenção ao suicídio na APS” selecionada entre diversas outras de todo o país para integrar a Rede Colabora APS, iniciativa nacional, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), voltada ao compartilhamento de práticas inovadoras na Atenção Primária à Saúde.
A equipe, formada pelo secretário executivo da Secretaria da Saúde, Meykel Gomes, e pelos profissionais Annielton Sousa, Roseane Rocha e Thatianna Silveira, participou do 1º Ciclo do Colabora APS, realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento marcou o primeiro encontro nacional da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS), que prevê a realização de novos ciclos regionais e nacionais ao longo do próximo ano.
A experiência apresentada por Sobral tem como eixo o planejamento, gestão, monitoramento e avaliação na APS, com foco na prevenção ao suicídio e no fortalecimento do cuidado em saúde mental. O projeto nasceu a partir da consolidação da Estratégia Saúde da Família no município e da criação de políticas como a Estratégia Trevo de Quatro Folhas e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), culminando, em 2023, na implantação do Núcleo de Atenção e Prevenção ao Suicídio (NAPS).
Com o fortalecimento do NAPS, Sobral passou a contar com uma equipe multiprofissional especializada, suporte tecnológico para acompanhamento das notificações e articulação dos planos de cuidado. Entre os resultados alcançados estão a redução das subnotificações, o acompanhamento em tempo real dos casos, a criação de uma ficha online para notificações e o fortalecimento da atuação das equipes da Atenção Primária.
Os impactos da iniciativa são percebidos na gestão, nos profissionais e, principalmente, na população, que passou a ter acesso a um cuidado mais resolutivo e humanizado. A experiência também impulsionou a criação da Comissão Intersetorial Permanente de Prevenção ao Suicídio e o desenvolvimento de indicadores para o planejamento em saúde.
Presente em 100% dos Centros de Saúde da Família, o modelo de Sobral demonstra como a Atenção Primária pode ser protagonista no cuidado em saúde mental, utilizando tecnologias simples, articulação intersetorial e recursos humanos qualificados. Agora, com a integração à Rede Colabora APS, o município compartilhará sua experiência com gestores e profissionais de todo o Brasil, fortalecendo o compromisso com a inovação e a melhoria contínua do Sistema Único de Saúde (SUS).
