Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

 

A Secretaria da Saúde de Sobral recebeu, dos dias 14 a 17 de agosto, uma visita técnica do Instituto de Estudo e Políticas para Saúde (IEPS), a fim de implantar o Projeto InovaAPS no município. O Centro de Saúde da Família (CSF) do Alto do Cristo foi escolhido como o pioneiro da implantação do projeto, que visa aprimorar o cuidado a usuários com fatores de risco para hipertensão e diabetes no SUS.

O projeto propõe a construção de estratégias de prevenção e promoção da saúde, criando, junto com o município, ferramentas e protocolos para vigilância dos fatores de risco para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM).

De acordo com a gerente do CSF Alto do Cristo, Regilania Parente, atualmente, o equipamento possui diversas atividades que atuam tanto na prevenção quanto no acompanhamento dos quadros no território. "Temos o grupo de Hiperdia, que é um grupo voltado para pacientes que já têm hipertensão ou diabetes, temos grupos de práticas corporais que estimulam a realização de exercícios físicos, trabalhamos também com visitas domiciliares, atendimentos multidisciplinares e consultas programadas, sempre visando a prevenção ou acompanhamento dos quadros já diagnosticados", detalhou.

O diretor de Políticas Públicas do IEPS, Arthur Aguillar, explica que o Instituto é uma organização fundada em 2019 com o objetivo de contribuir com a melhoria do SUS. "Já o Projeto InovaAPS nasce do aprendizado de experiências anteriores e tem como desafio enfrentar o problema de saúde que é um dos mais importantes da atualidade: como evitar que as pessoas desenvolvam doenças crônicas ao envelhecer, pois são doenças que impactam fortemente na qualidade de vida do usuário e também são muito caras para o sistema público de saúde", disse Arthur.

Sobre a aplicação do projeto, a analista de Políticas Públicas do IESP, Jéssica Remédios, detalha pontos como os desafios e frentes de atuação. "Sabemos que existem fatores de risco e que existe um desafio dentro da realidade dos municípios brasileiros de trabalhar nesse sentido de combater essas doenças. Esse é o objeto do Inova, que vai trabalhar tanto na prevenção quanto no rastreio e acompanhamento de pacientes que já possuem essas doenças. Nessa visita ao CSF do Alto do Cristo, pudemos conhecer o cotidiano do local e ver o que já é feito hoje, quais as dificuldades e o que pode ser aplicado", afirma Jéssica.

InovaAPS
As ações do InovaAPS são orientadas por três eixos: o Inova Rastreio, que tem o objetivo de identificar pessoas com fatores de risco para HAS e DM; o Inova Manejo, que pretende qualificar o cuidado das pessoas vivendo com essas doenças; e o Inova Prevenção, que buscará definir estratégias para a promoção e prevenção a fatores de risco para HAS e DM.

Facebook