A Secretaria da Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Psicossocial de Sobral, realiza a X Semana da Luta Antimanicomial de Sobral, de 16 a 20 de maio. Promovida em parceria com a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, a programação será descentralizada com o objetivo de dialogar com usuários, familiares, gestão e profissionais sobre desinstitucionalização da loucura no cenário atual.
Na programação estão previstas caminhadas, tardezinha na margem (sunset), evento científico e torneio esportivo na Vila Olímpica de Sobral. “Contaremos com a presença de representantes da Unicamp, Universidade Federal do Ceará, usuários dos equipamentos e familiares, além de gestores, profissionais e população em geral pensando em maneiras de humanizar, melhorar e desinstitucionalizar os tratamentos oferecidos pela Saúde Mental”, explicou a coordenadora da Atenção Psicossocial, Bruna Kérsia.
Bruna explica o avanço da luta antimanicomial e faz um comparativo das últimas duas décadas. “Não temos uma institucionalização da loucura como era há 20 anos, quando as pessoas eram trancadas em manicômios. Hoje é proposto um cuidado a longo prazo em instituições como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com acompanhamento psiquiátrico", contou.
Ela explica que o atualmente entende-se como institucionalização da loucura práticas de referências a serviços especializados como única forma de cuidado em saúde mental. “Porém, o que queremos trazer é que os cuidados em saúde mental abraçam também questões territoriais, econômicas e sociais, além da saúde no sentido tradicional entendido pela população. Todos esses aspectos citados influenciam diretamente na evolução do tratamento e cuidados que são trabalhados com esses cidadãos”, afirmou a coordenadora.
Os momentos estão sendo organizados pela Rede de Saúde Mental de Sobral, residentes multiprofissionais da Saúde Mental e em Psiquiatria. São parceiros da iniciativa a Coordenação da Atenção Primária à Saúde, a Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria da Segurança Cidadã, Secretaria do Trânsito e Transportes, Secretaria da Cultura e Turismo, a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral (Ecoa), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Pinheiro Supermercado, Faculdade Luciano Feijão, Faculdades Pitágoras, Uninassau e Centro Universitário Uninta.
Confira a programação:
SEGUNDA (16/05)
7h - Caminhada da Luta Antimanicomial
Concentração: Praça da Coluna da Hora
TERÇA (17/05)
8h - Conferência Regional de Saúde Mental
Público: Gestores e Delegados
Local: Auditório do Hospital Regional Norte (Av. John Sanford, José Euclides)
QUARTA (18/05)
15h30 - Sunset da Luta Antimanicomial
Local: CAPS II (Rua Cel. Mont'Alverne, 53 - Centro)
QUINTA (19/05)
13h - Seminário da Luta Antimanicomial
Tema: De todos e de cada um: materializar a desinstitucionalização da loucura no cuidado intra e intersetorial.
Local: Auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia
Inscrições: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwf5xRONhC4vdt_aaw_Ubfgzc3M8wl-_ap_0m5fqthvWFpvQ/viewform
SEXTA (20/05)
7h - Práticas Corporais
Local: Vila Olímpica de Sobral
Endereço: Av. Dr. Paulo de Almeida Sanford, s/n - Expectativa
13h - Torneio da Luta Antimanicomial
Local: Ginásio Poliesportivo
Endereço: R. Mauro Andrade - Alto da Brasília, Sobral - CE, 62041-520