As pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), Gabriela Amaral e Valéria de Oliveira, estiveram em Sobral, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, para conhecer a rede de frio dos imunobiológicos da Superintendência Norte e do município. A escolha da visita foi feita por meio de sorteio e a pesquisa tem como objetivo descrever a avaliação da manutenção da cadeia de frio das salas de imunização inseridas nos Centros de Saúde da Família do município e caracterizar os profissionais da equipe de enfermagem.
Além da secretária da Saúde, Letícia Reichel, o momento contou também com a participação de gestores ligados à imunização, coordenadores da Vigilância em Saúde e Atenção Primária, gerentes de imunização e gerentes dos Centros de Saúde da Família. De acordo com a gerente de Imunização, Mary Jane Linhares, "Sobral foi reconhecida como cidade que possui estrutura que garante o armazenamento seguro dos imunobiológicos".
Foram realizadas visitas à cadeia de frio dos imunobiológicos de Sobral (Centro de Imunização, distribuição e armazenamento de vacinas de Covid-19, e central das vacinas de rotina na Central de Abastecimento Farmacêutico), além de algumas salas de vacinas nos Centros de Saúde da Família.
Na oportunidade, foi realizada uma capacitação com profissionais de vacinação (técnicos de enfermagem das salas de vacina e enfermeiros), abordando a atualização do calendário vacinal e técnicas seguras de administração de imunobiológicos.