Em alusão a Semana de Prevenção da Hanseníase, comemorado nesta sexta-feira (24/05), a Secretaria da Saúde de Sobral com as parcerias Netherlands Hanseniasis Relief - NHR e Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia realizaram uma atividade com foco na formação dos profissionais envolvidos, com intuito de disseminar informações sobre a doença e desmitificar pensamentos errôneos.
Após o encontro entre profissionais e assistentes de pesquisa da Netherlands Hanseniasis Relief - Brasil (NHR-Brasil), no Centro de Saúde da Família (CSF) Vila União, o grupo saiu às ruas orientando sobre os cuidados com a doença e entregando folhetos que traziam informações com resultados das etapas que já foram realizadas no município.
“Nossos profissionais são orientados a avaliar os contatos de portadores já diagnosticados com a doença, com isso, o município de Sobral busca ampliar o diagnóstico precoce e quebrar o ciclo de transmissão da doença”, afirmou Gerardo Cristino, Secretário da Saúde.
Essa pesquisa de nível internacional é realizada pela NHR-Brasil e está acontecendo no Brasil (Sobral e Fortaleza), Indonésia e Índia. A mesma visa fornecer elementos científicos que apoiem políticas de intervenção na interrupção da transmissão da hanseníase. Envolve várias etapas como ações de educação popular em hanseníase, capacitação dos profissionais, principalmente na atenção, abordagem e combate ao estigma.