A Prefeitura de Sobral iniciou, no Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS), a implementação do Circuito Rápido da aids avançada, fluxograma do Ministério da Saúde voltado para a redução do tempo entre o diagnóstico do HIV e o início do tratamento das infecções oportunistas nos pacientes identificados em situação de aids Avançada (quando há comprometimento do sistema imunológico).
O Ceará foi um dos cinco estados brasileiros selecionados para participar do Circuito Rápido da aids avançada, que tem como objetivo efetuar o diagnóstico precoce de pacientes que apresentam situação de imunodeficiência avançada, assim como fortalecer o cuidado em saúde desse grupo de pessoas, prevenindo o adoecimento e principalmente o óbito por aids.
A gerente do CRIS, Sandra Flor, fala sobre a importância do diagnóstico precoce. "A histoplasmose é uma infecção fúngica oportunista que pode representar uma séria ameaça à saúde de pacientes com sistema imunológico comprometido. E identificar essa infecção em estágios iniciais tem sido um desafio constante devido à natureza insidiosa dos sintomas", ressalta Sandra.
O circuito conta com estratégias de testagem rápida e acompanhamento médico especializado. O paciente diagnosticado com HIV/aids realiza o exame com o equipamento PIMA CD4, que é um sistema rápido para contagem absoluta de células CD4, baseada na marcação por fluorescência, em amostra de sangue total (punção venosa ou digital), sendo essencial para estabelecer a imunidade de referência e avaliar resultados clínicos em pacientes com HIV.
O exame contribui para um diagnóstico mais rápido e preciso, permitindo um tratamento eficaz e oportuno, destinado a pacientes com contagem de CD4 (células do sistema imunológico (linfócitos) inferior a 200 células por microlitro.