Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último sábado (07/04), a Secretaria Municipal da Saúde ofereceu uma série de atividades e exames para população, além da distribuição de materiais educativos.

O Secretário da Saúde, Gerardo Cristino, realizou visitas às Unidades de Saúde e ao Beco do Cotovelo, onde falou da importância de se comemorar esse dia. “É muito importante estarmos fazendo essas ações de conscientização junto à população, realizando exames e dando orientações. O primeiro passo para termos uma boa saúde é nos alimentarmos de forma saudável, praticando exercício físico, evitando substâncias que nos prejudiquem”, afirmou.

Em virtude da data, 17 Centros de Saúde da Família abriram as portas para realização de exames, consultas, atualização de cadernetas de vacina, dicas para ter uma vida saudável e espaços para integração familiar.

Um dos cartões postais de Sobral, o Beco do Cotovelo, também recebeu diversas ações que ficaram por conta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro de Referência em Infectologia de Sobral (COAS) e Vigilância em Saúde, através das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Saúde Ambiental, Alimentar e Nutricional, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Unidade de Vigilância em Zoonoses e Célula de Imunização.

A praça da coluna da hora também recebeu ação alusiva à data, uma aula de zumba movimentou quem passava pelo local. A dona de casa, Maria das Dores, não resistiu ao ritmo e caiu na dança. “Esse momento é muito bom, a gente se movimenta, faz um exercício diferente e tudo acompanhado pela equipe da saúde, com muita segurança. Espero que tenha outras ações dessas em breve”.

Saúde de Qualidade

Nas duas últimas décadas, Sobral vem consolidando números decrescentes quando se fala em mortalidade infantil, o que tem situado a cidade em lugar de destaque frente aos registros do Estado e do País. A Estratégia Saúde da Família, conta com 100% de cobertura em Sobral, assegura a assistência pré-natal das gestantes e o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento infantil, ordenando a Rede de Atenção Materno-Infantil. Por outro lado, na Atenção Especializada, a ampliação das UTIs Neonatais aumentou o número de leitos para internação e tem contribuído para estes bons resultados.

Dentre as ações implementadas, a Política Pública Municipal Trevo de Quatro Folhas, iniciada em 2001, tem se destacado como uma estratégia efetiva para redução da mortalidade materno-infantil. No âmbito desta Política, o Projeto Coala atende a recém-nascidos prematuros em casa, realizando monitoramento constante do peso e de sinais de risco, enquanto o Projeto Mães Sociais e o Apoio Alimentar dão assistência às gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente o Sistema de Saúde de Sobral é reconhecido como um dos melhores do Brasil, e o primeiro, entre as cidades da região Norte e Nordeste, conforme estudo realizado pela consultoria Urban Systems, que levou em consideração nove critérios: leitos por habitantes; leitos de internação; médicos por habitantes; cobertura populacional da equipe de saúde da família (CSF); número de concluintes no setor de saúde; despesa municipal com o setor; ciclovias; atendimento urbano de esgoto e cobertura do serviço de coleta de resíduos.

Em uma entrevista concedida para o Diário do Nordeste em 2017, o secretário de saúde do município, Gerardo Cristino, falou sobre o destaque que Sobral recebe na área da saúde que para ele é resultado dos investimentos realizados nos últimos 20 anos. “Estamos muito felizes com o bom resultado nessa pesquisa, mas não é por causa dela que vamos parar”, disse o secretário, reforçando o compromisso com o setor. “O prefeito Ivo Gomes já sinalizou que é um desejo dele continuar avançando e melhorando a saúde pública”.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Em 2018, o tema escolhido é "Saúde para todos", o que resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

Facebook