Como parte da agenda da Saúde no programa Bolsa Família, o acompanhamento das famílias assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sobral atingiu o maior percentual da história neste primeiro semestre de 2023, registrando 93,57%, totalizando 40.716 pessoas beneficiárias do programa de redistribuição de renda.
De acordo com o gerente de Vigilância Alimentar e Nutricional, Valdicelio Ferreira, a agenda de saúde do Bolsa Família no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o cumprimento do calendário vacinal e o acompanhamento do estado nutricional das crianças. "No primeiro semestre deste ano foram acompanhadas 8.409 crianças, com o percentual de vacinação em dia de 99,22% e 100% das gestantes beneficiárias, todas com pré-natal em dia", destacou.
Assim, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família. "É importante salientar que esse acompanhamento é intersetorial, sendo realizado também por outras pastas municipais", finalizou o gerente Valdicelio Ferreira.
De acordo com o Governo Federal, as famílias beneficiárias devem cumprir compromissos nas áreas da Saúde e da Educação para reforçar o acesso aos direitos sociais básicos. As condicionalidades são:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Para as crianças de quatro a cinco anos, frequência escolar mínima de 60% e 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.
Ao matricular a criança na escola e ao vaciná-la no posto de saúde, é preciso informar que a família é beneficiária do Programa Bolsa Família.