Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, em parceria com instituições de ensino que integram o Sistema Saúde Escola de Sobral (Faculdade Luciano Feijão, Faculdade 05 de Julho, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral), aprovou quatro projetos na 11ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade). O município foi o único do país, que não é capital de estado, a obter a aprovação de quatro projetos.

As propostas aprovadas desenvolverão ações de educação no trabalho para a saúde, visando o fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade, a fim de contribuir para a formação de futuros profissionais. Além disso, incentiva a criação e a ampliação das condições necessárias à valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras, atuando em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os projetos terão duração de dois anos e participação de profissionais da Saúde, estudantes e docentes de diferentes cursos de graduação da área; além de graduações nas áreas de Ciências Humanas e/ou Sociais Aplicadas.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde

O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Podem apresentar projetos aos editais temáticos do Programa as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas sem fins lucrativos com cursos de graduação na área da saúde em parceria com as Secretarias de Saúde (Estadual, Distrital e Municipal).

Facebook