Instituído em 2013, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população para a redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.
O Ministério da Saúde divulgou, no Diário Oficial da União, o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Na avaliação, Sobral alcançou o seu melhor desempenho no índice nas ações voltadas para a Vigilância em Saúde, atingindo o índice de 100%, cumprindo os 12 indicadores estabelecidos pelo programa do Ministério da Saúde.
O resultado representa novos recursos para a saúde do município e é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Vigilância em Saúde. Além disso, o programa traz a proposta de qualificação das ações e incentivos financeiros para os municípios que alcançarem as metas pactuadas.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Vanessa Farias, destaca que os resultados obtidos são fruto de planejamento e trabalho em equipe. “É importante enfatizar que o planejamento e a programação das ações têm início pela análise da situação de saúde local, com a identificação de dificuldades e potencialidades, a partir das quais são definidas as prioridades de ações e as estratégias de intervenções. Outro aspecto a ser ressaltado é a integração entre Atenção Primária, Atenção Especializada e a Vigilância em Saúde”, enfatizou.
Foram avaliados diversos indicadores como: percentual de amostras analisadas para o residual de agente desinfetante em água para consumo humano, proporção de óbitos alimentados no Sistema de Informação sobre Mortalidade em tempo oportuno, entre outros.