Iniciativas encabeçadas pelos servidores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) Francisco Hélio Alves, e da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESPVS), foram destaques no encerramento do Mês do Servidor Público 2022, sendo o primeiro lugar, no Servidor Destaque, para a servidora Elizete Barros e o Projeto Lanches de Calçada, do Caps AD, e terceiro lugar na categoria Boas Práticas, com o Grupo de Postura Movimentar, da Escola de Saúde Pública, representada pelo seu diretor, Osmar Neto. Além dessas categorias, outros servidores também se destacaram nas competições esportivas, em times mistos com outras secretarias.
O projeto Lanches de Calçada foi idealizado como estratégia de reinserção social, através de oficinas de culinária, e tem como público pacientes e familiares atendidos no Caps AD e rede de assistência, além da terceira turma do Projeto Casa Acolhedora de Sobral, que atende gestantes e mães usuárias de crack. O projeto é uma parceria da Coordenadoria de Atenção Psicossocial e do Serviço Social do Comércio (SESC).
Já o Grupo de Postura Movimentar, da ESPVS, nasceu a partir de um processo de escuta dos trabalhadores e colaboradores da Escola. Sua criação partiu da necessidade de ser ofertado um espaço de cuidado físico e mental aos profissionais e colaboradores do serviço, que cuidam incessantemente dos processos de formação interprofissional dos trabalhadores do Sistema de Saúde de Sobral.
Com o tema “Saúde Mental”, a Semana do Servidor de Sobral 2022 contou com competições esportivas, passeio de bicicleta, corrida, festival de música, feira artística e gastronômica, além de premiações para servidores e órgãos através dos projetos encaminhados. As atividades visavam homenagear os profissionais do serviço público e estimulá-los a manter a mente saudável em todos os momentos da vida neste contexto de pós pandemia da Covid-19.