Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e secretários municipais discutiram durante encontro, na manhã desta quarta-feira (17/08), no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), políticas municipais para pessoas com TEA.

O encontro teve a mesa composta pelo chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, pelas secretárias e secretários municipais Andrezza Coelho (Direitos Humanos e Assistência Social), Herbert Lima (Educação), Kaio Dutra (Trânsito e Transportes) e Regina Carvalho (Saúde), e pela presidente do Grupo Mães Amigas, Daniele Lima.

David Duarte afirmou que a ocasião é motivo de muita alegria. “Começamos a conversar para identificar fragilidades da nossa rede: Educação, Saúde, Assistência, Mobilidade, dentre outros. Já temos legislação municipal que trata da temática e recentemente o prefeito assinou decreto regulamentando a carteirinha (CIPTEA)”. O chefe do gabinete informou ainda que as inscrições para emissão das carteirinhas devem iniciar na próxima semana. O processo será online, mas escolas e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) darão suporte às famílias que precisarem de ajuda para acesso.

A secretária Andrezza Coelho destacou as ações que são realizadas por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social tais como a gestão do Cadastro Único, acompanhamento do BPC, trabalho dos Cras, do Centro Especializado (Creas), da Coordenadoria dos Direitos Humanos, dentre outros. Andrezza destacou ainda a importância do controle social: do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS) e das entidades da sociedade civil.

Ainda no encontro, o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra, informou que a CIPTEA funcionará como passe livre municipal para pessoas com TEA nos transportes intermunicipais e no Transporte Urbano de Sobral (TranSol), além de garantir acesso a estacionamento especializado para pessoas com deficiência.

O secretário da Educação, Herbert Lima, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela pasta. Segundo o gestor, são quase 1.800 crianças acompanhadas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A secretária da Saúde, Regina Carvalho, informou que um grupo de trabalho de sua pasta vem discutindo melhorias para o atendimento ao público com TEA. Dentre as ações previstas, está a reformulação do Centro de Reabilitação, que deverá ser ampliado, ter o acesso melhorado e cuidar de outras especialidades.

Participaram também do encontro, as secretárias executivas da Sedhas, Emanuelle Carneiro; da Setran, Lia Pontes; e da Saúde, Viviane Cavalcante; gestores das secretarias, professores do AEE, representações da Apae, Mães Amigas, Mães Azuis, Casa do Autista, conselheiros municipais da Pessoa com Deficiência, dentre outras.

Facebook