
A equipe do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris) reuniu-se, nesta terça-feira (30/01), com as representantes da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), Pâmela Nara e Lourdes Oliveira, para discutir estratégias de prevenção das ISTs/HIV/Aids e incorporá-las nas Estações de Juventude do município.
O programa Estação Juventude visa promover a inclusão e emancipação de jovens com a ampliação do acesso às políticas públicas por meio de equipamentos públicos. Oferece ainda informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que tenham condições de construir suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação.
Entre as estratégias discutidas na reunião, estão a permanência de preservativos externos e internos, além do gel lubrificante para os jovens que procurarem as estações, além do início das ações do Projeto Prep Itinerante, que terá o apoio de Pâmela Nara, que também é representante do movimento Trans e Travesti de Sobral.
O Projeto Prep Itinerante é uma iniciativa da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, junto com o Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids, que funciona dentro do Cris.
Prep é a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, significa tomar medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo retrovírus caso ocorra uma exposição. É um novo método de prevenção que está sendo disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto piloto terá início no dia 23 de fevereiro, na Estação da Juventude Manoel Mendes Correia, no distrito de Aracatiaçu.