Como resultado do trabalho de atenção à Saúde da Mulher no município de Sobral, a fila de espera para consultas com mastologista foi zerada neste mês de maio. O feito é produto das ações integradas da Célula de Saúde da Mulher, com apoio da Célula de Regulação e Coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS) e da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.
De acordo com a gerente de Saúde da Mulher, Suelen Dias, os setores têm realizado ações de organização e qualificação do fluxo de atendimentos em mastologia. “O resultado desses processos geraram, em 2022, 543 consultas com médicos mastologistas, e em 2023, no primeiro quadrimestre, 190 consultas, zerando agora a fila”, comemora ela.
Suelen explica que a qualificação do cuidado iniciou nos atendimentos dos Centros de Saúde da Família, onde as equipes tiveram Educações Permanentes em Saúde com a equipe especializada em mastologia em 2021 e 2022. “Com isso, tivemos maior agilidade nos diagnósticos relacionados à mastologia, em especial o câncer de mama, assim como acesso e apoio dos especialistas”, acrescentou a gerente de Saúde da Mulher.
Em seguida, a equipe da Célula de Saúde da Mulher desenhou o Fluxo de Rastreamento e Seguimento do Câncer de Mama em Sobral, no qual é garantido às mulheres com resultados de exames alterados e avaliação clínica adequada, o acesso à consulta com profissionais especializados. “Temos também o acompanhamento das solicitações de biópsias mamárias para complemento diagnóstico, onde garantimos agilidade na realização deste exame”, finalizou a gestora.
Além das consultas especializadas, foram realizadas, em 2022, 158 biópsias mamárias e 37 exames de imunohistoquímica. Já em 2023, no primeiro quadrimestre, foram realizadas também 34 biópsias mamárias e 11 imunohistoquímicas. O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres no mundo. Para 2023, estima-se no Brasil 73.610 casos novos. O diagnóstico precoce é fundamental para a redução do estágio de apresentação do câncer (INCA, 2022).