A Secretaria da Saúde recebeu, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, uma equipe técnica do Ministério da Saúde. A visita teve como objetivo a análise dos equipamentos do município para certificação do Selo Ouro de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV/AIDS.
Guiados por equipes da Secretaria da Saúde, a comitiva visitou alguns serviços que acolhem pacientes com HIV/AIDS, desde atenção primária, maternidade, serviço de referência e Unidade de Acolhimento.
"Percebemos que além do envolvimento muito forte da equipe com o tema, os usuários do sistema demonstram e verbalizam a qualidade do atendimento, da humanização. Um ponto muito forte, além da equipe gestora ser muito qualificada, é a integralidade do serviço e a abordagem intersetorial”, comenta Rayone Moreira, tecnologista do Ministério da Saúde.
“A gente entende que o município tem tudo pra ganhar essa certificação. Só temos a agradecer, essa oportunidade foi incrível. O município está de parabéns, foi um dos melhores serviços que eu já tive a oportunidade de conhecer”, concluiu a tecnologista sobre a visita.
O selo ouro é dado para a cidade com uma taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV menor que um caso por 1.000 nascidos. No que diz respeito à sífilis, para receber o selo ouro a taxa de incidência de sífilis congênita deve ser menor que 2,5 casos por 1.000 nascidos vivos.