Com o objetivo de discutir sobre a gestão adequada dos resíduos produzidos nas unidades de saúde do Município, a Célula de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realizou a primeira, de uma série de capacitações técnicas, com os servidores. O primeiro encontro contou com a participação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Neste primeiro momento houve a participação de 62 servidores representando os centros de saúde da família, incluindo gerentes, enfermeiros e funcionários dos serviços gerais. Na ocasião foi destacada a importância de uma gestão adequada sobre a geração, acondicionamento, coleta e destinação final dos resíduos. Por conta de suas características e em obediência à legislação vigente, esses resíduos necessitam de gestão diferenciada. Além disso, os profissionais receberam orientações sobre as questões relacionadas à biossegurança. O objetivo é evitar acidentes de trabalhos e erros de encaminhamento dos resíduos.
A gerente da Célula de Vigilância em Saúde Ambiental, Suely Torquato Ribeiro afirmou que: “O momento foi extremamente positivo, onde os servidores participaram ativamente, podendo, sobretudo, esclarecer dúvidas e dar sugestões direcionadas para uma adequada e segura gestão dos resíduos de serviço de saúde”.