A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental (RAISM), realizará, dos dias 15 a 19 de maio, a XI Semana da Luta Antimanicomial de Sobral. Seguindo os movimentos nacionais, Sobral lança um conjunto de ações descentralizadas, com o objetivo de promover espaços de debate, lazer, cultura e visibilidade para os direitos dos usuários e trabalhadores da Rede de Saúde Mental e Política Sobre Drogas.
O objetivo da Semana é ser um espaço artístico, cultural e político que promova diálogos sobre a desinstitucionalização da loucura, os direitos dos usuários da Rede, conforme a Lei Federal 10.216 de 2001.
Na programação estão previstas caminhada nas principais ruas de Sobral, tardezinha da Luta Antimanicomial (Sunset) no Centro de Atenção Psicossocial Damião Ximenes (Caps II), evento científico na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, cinema na Casa da Cultura, debates nas universidades, exposição de obras dos usuários da rede e torneios esportivos na Vila Olímpica de Sobral.
A coordenadora de Atenção Psicossocial, Bruna Kérsia, destaca que a semana busca envolver sociedade geral, gestores, profissionais, usuários, artistas, estudantes e familiares a promover condições de cidadania, ocupação de espaços públicos, diversificação do cuidado em saúde e o protagonismo dos usuários e trabalhadores.
Em 2023, o tema da Semana é “Louco porque entende muito bem da vida”, frase citada pelo artista e usuário da Rede, Rogênio Martins. As ações da Semana também terão como foco as discussões dos marcos dos Movimentos Sociais no país e as ações locais que promovem o protagonismo desses atores.
Os momentos estão sendo organizados pela Rede de Saúde Mental de Sobral, residentes multiprofissionais da Saúde Mental e em Psiquiatria. São parceiros da iniciativa a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia; a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer; a Secretaria da Segurança Cidadã; a Secretaria do Trânsito e Transportes; a Secretaria da a Cultura e Turismo; a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes de Sobral (Ecoa); e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).
Além da parceria com o Centro Universitário UNINTA; a Faculdade Luciano Feijão; a Uninassau; a Universidade Federal do Ceará; a Universidade Estadual Vale do Acaraú; o Galego HortFrutas, a Empresa Delrio, o Mesa Brasil e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).