Entre os dias 26 e 28 de outubro, foram realizadas 241 mamografias durante o mutirão, com o programa “Caminhão Amigo do Peito”, nos Centros de Saúde da Família (CSF) dos bairros Vila União, Sinhá Saboia, distritos de Rafael Arruda e São José do Torto e na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
A ação teve como objetivo realizar exames de mamografia e proporcionar um diagnóstico precoce do câncer de mama, tendo como público prioritário as mulheres com idades entre 50 e 69 anos e que foram agendadas pelo posto de saúde.
“Todas as mamografias que apresentam resultados alterados recebemos rapidamente e já agendamos as consultas com o médico mastologista para que consigamos dar continuidade ao cuidado que foi prestado, tendo, se for o caso, um diagnóstico precoce do câncer de mama e fazendo com que as mulheres tenham mais qualidade de vida”, destacou a gerente da Célula de Mulher, Suelem Monteiro.
Durante o momento de espera para o atendimento, os CSFs realizaram ações de cuidado para as mulheres presentes, com orientações sobre prevenção e como fazer o autoexame das mamas e axila. No distrito de Rafael Arruda aconteceu o Mutirão de Ações Rosa, com vacinação, serviços odontológicos e de prevenção ao câncer de colo do útero, grupo de práticas e sorteio de brindes.
A iniciativa recebeu elogio das pacientes atendidas no mutirão. Doralice Fernandes, dona de casa, fala que há muito tempo não realizava os exames preventivos e ficou feliz com a iniciativa do mutirão. “Fiz uma consulta no CSF e fui encaminhada para fazer a mamografia, o atendimento é rápido e os profissionais são muito competentes, espero que essa ação aconteça mais vezes”, relatou.