A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), promoveu, nesta quinta-feira (07/07), a IV Ciranda de Formação em parceria com a Rede Urban95, que discute políticas para a primeira infância em Sobral. A formação foi realizada no auditório do Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança (Icetel) e contou com a participação de servidores públicos municipais.
O encontro, mediado pelos profissionais da Secretaria, abordou o tema: “Qualidade, Inovação e Desafios em Serviços para a Primeira Infância”. O objetivo da formação é capacitar os servidores para desenvolverem políticas e estratégias voltadas para o estímulo ao desenvolvimento de crianças.
A secretária da Saúde, Regina Carvalho, relatou sobre os desafios dos cuidados na Primeira Infância, que vão desde o pré-natal até os exames de puericultura. “O pós-parto é um momento muito importante de aprender a amar, cuidar e ter vínculo. O vínculo é talvez o ponto principal porque quando a criança nasce, quando a gente tira a placenta, ela desagrega da mãe e ali ela precisa ser acolhida e é importante demais na hora do parto”, afirma.
Dayane Bezerra, fez uma homenagem à secretária, parabenizando pelos cuidados e apoio que teve durante o seu parto na maternidade do Hospital Municipal Estevam Ponte. “Foi um belíssimo parto. Eu tive assistência de todos os profissionais de lá. O parto foi totalmente humanizado. Eu queria parto normal e a todo momento eles estavam lá para me apoiar. E eu queria agradecer isso. Muito obrigada”, disse.
A formação contou com a participação de cerca de 150 profissionais e uma palestra ministrada pela coordenadora do programa Mais Infância do Ceará, Dagmar Soares.
Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, o procurador Geral do Município, Rodrigo Araújo, e os secretários municipais Kaio Dutra (Trânsito e Transportes) e Andrezza Coelho (Direitos Humanos e Assistência Social).