Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da célula de Vigilância Ambiental, realizou, nesta terça-feira (16/08), a primeira Educação Permanente (EP) para os agentes comunitários de saúde, no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

A formação foi conduzida pela Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxico (VSPEA), programa em fase de implementação no município. A educação permanente busca executar ações de saúde integradas, compreendendo a promoção à saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.

A gerente da Célula de Vigilância Ambiental, Suely Torquato, ressalta a importância do conhecimento acerca do assunto para a prevenção e controle de doenças causadas pelo uso de agrotóxicos. “A EP está sendo realizada para que possam conhecer um pouco mais sobre os riscos da utilização de agrotóxico para a saúde humana, visando contribuir através do seu trabalho diário para o reconhecimento de situações que afetam a qualidade de vida da comunidade em seu território, e assim efetivar ações integradas de prevenção, promoção, vigilância e assistência a populações expostas a agrotóxico e para o fortalecimento das ações da vigilância para o alcance de políticas públicas de saúde”, explicou.

Os encontros, destinados aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município, acontecem todas as terças-feiras, com turmas nos turnos da manhã e da tarde.

Em 2008, o Brasil ocupou a primeira posição no ranking mundial de países consumidores de agrotóxicos e vivencia o aumento de sua utilização nos meios urbano e rural. Essa situação coloca em risco boa parte da população, que pode ser exposta a partir das atividades laborais ou da contaminação do meio ambiente, da água e dos alimentos.

Devido à sua toxicidade intrínseca, os agrotóxicos impactam na saúde humana, produzindo efeitos que variam conforme o princípio ativo, a dose absorvida e a forma de exposição.

Facebook

Instagram

falasaudesobral

Na última terça-feira (05/12), a Secretaria da Saúde (SMS) deu início à campanha Dezembro Vermelho, por meio da Coordenadoria da Atenção Especializada e do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris). O evento de abertura, sediado na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, destacou a importância da conscientização sobre o HIV/Aids. A palestra magna foi conduzida pela médica Patrícia Rosa, e teve como tema "Os Desafios no Diagnóstico da Aids Avançada". Durante a palestra, a médica infectologista abordou questões cruciais relacionadas ao diagnóstico tardio da Aids e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde nesse contexto. Sua apresentação trouxe reflexões valiosas acerca de estratégias aprimoradas para identificação precoce da doença. Tamires Félix, coordenadora da Atenção Especializada, ressaltou a importância da iniciativa e da colaboração de todos os presentes. "A Campanha Dezembro Vermelho é fundamental para ampliar a conscientização sobre o HIV/Aids, sensibilizando a sociedade e promovendo ações que contribuam para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença". Ela enfatizou o comprometimento da SMS em promover eventos que fortaleçam a rede de cuidados e educação sobre doenças infecciosas. A SMS terá uma série de atividades ao longo do mês, incluindo ações de testagem rápida, palestras educativas e salas de espera. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, combate ao estigma e apoio às pessoas que vivem com o vírus HIV. A campanha Dezembro Vermelho emerge como um marco na promoção da saúde e no enfrentamento do HIV/Aids, reforçando o compromisso da comunidade em prol da conscientização e da solidariedade.

falasaudesobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde, inaugura, nesta quinta-feira (07/12), a Unidade de Saúde da localidade de Vassouras (anexo ao Centro de Saúde da Família do distrito de Taperuaba). O evento está programado para iniciar às 9h. Com capacidade para atender 2.200 sobralenses, a Unidade de Saúde de Vassouras contará com uma equipe da Estratégia de Saúde da Família, formada por enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS). A unidade possui same, farmácia, consultórios, sala de atividades coletivas, eMulti, observação e copa. A expectativa é de que a nova unidade contribua significativamente para a promoção da saúde e qualidade de vida dos sobralenses atendidos.

falasaudesobral

Parabéns a todos esses profissionais que com muito amor cuidam da população da forma mais justa e com todo o respeito que merecem. A eles a nossa homenagem!!!💜

falasaudesobral

💉 Bora atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes contra a Covid-19! Nesta quarta-feira (06/12), os Centros de Saúde da Família e o Centro de Vacinação estarão com a vacina disponível sem agendamento. Vacine-se! Previna-se contra a Covid-19!

falasaudesobral

Hoje é um dia de conscientização sobre os direitos que garantem qualidade de vida e acessibilidade a todos. O respeito às diferenças é conviver com elas e aceitá-las por inteiro. Incluir é abraçar as diferenças! 💛💙

falasaudesobral

🛑 O Dia Mundial de Luta contra a Aids marca o início da campanha "Dezembro Vermelho", com ações de conscientização, combate à doença e ao preconceito. Faça exames regularmente e previna-se! #dezembrovermelho #aids #conscientização prevenção #saudepublica

falasaudesobral

Comunicado

falasaudesobral

💉Nossos pais e avós são os pilares da nossa família e cuidar da saúde deles é uma responsabilidade que devemos abraçar. Uma das formas mais eficazes de protegê-los é garantindo que estejam com a vacinação em dia. 👴👵A faixa etária igual ou superior aos 60 anos integra o grupo prioritário das campanhas de reforço da Covid-19 e da dose anual contra a gripe, quando é aplicada a vacina trivalente da Influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 62% dos idosos tomaram a vacina da gripe neste ano; enquanto pouco mais de 12 milhões de pessoas acima de 60 anos tomaram a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. ❤️ Por isso, a importância de incentivar e levar o pais e avós ao Centro de Saúde da Família mais próximo da sua casa para atualizar as vacinas.

falasaudesobral

⚠️Cerca de 20% da população mundial sofre de problemas gastrointestinais, sendo os mais comuns gastrite, úlcera, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal. 🔴 A saúde digestiva está diretamente relacionada com os alimentos que comemos e com o estilo de vida que levamos. Adotar algumas medidas simples, como se alimentar bem, contribuem para mantê-la em dia. ✔️Confira as dicas!

falasaudesobral

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Aquarela, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará o II Seminário do Cuidador Informal, nesta quinta-feira (30/11), no auditório Miria Lavor, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia. Com o objetivo de abordar e reconhecer a importância do papel desempenhado pelos cuidadores informais, o seminário promete ser um espaço enriquecedor para troca de experiências e aprendizado. A gerente do CAPSi Aquarela, Roseane Rocha, enfatiza a relevância do Seminário. “O evento visa proporcionar uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos cuidadores informais. Haverá discussões sobre as estratégias para evitar o adoecimento mental a partir do autocuidado, suporte da rede de apoio e identificação de sinais de adoecimento devido à sobrecarga de trabalho”. O seminário se destaca pela abordagem multidisciplinar, contando com a participação de profissionais da saúde, pesquisadores e cuidadores, promovendo um diálogo amplo e enriquecedor.

☀️ Com as altas temperaturas assolando todo o Brasil, é importante se proteger contra o calor extremo 🥵 Confira as dicas que preparamos para você!

falasaudesobral

O Consórcio Público de Saúde, que gere o Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO) Reitor Ícaro de Sousa Moreira, interpôs um pedido de liminar junto à justiça federal. A decisão judicial favorável suspendeu a interdição do Conselho Regional de Odontologia, permitindo que os serviços sejam retomados. Essa medida visa assegurar a continuidade do atendimento à população e minimizar os possíveis impactos negativos decorrentes da interdição. O CEO enfrentou um revés significativo, na última terça-feira (21/11), ao ser interditado. A medida, motivada por supostas irregularidades, levantou preocupações sobre o impacto na assistência odontológica à população atendida pela unidade. A administração do consórcio enfatiza seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e afirma que está colaborando para esclarecer as supostas irregularidades. Além disso, destaca-se a importância de garantir que a população continue tendo acesso a cuidados odontológicos de qualidade.

falasaudesobral

💛 Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, uma data importante para conscientizar e unir esforços na luta contra essa doença que afeta milhares de crianças e adolescentes. É um momento de reflexão sobre a importância do diagnóstico precoce, do acesso ao tratamento adequado e do apoio às famílias que enfrentam essa batalha.

falasaudesobral

📰 Nesta segunda-feira (20/11), a banda “Tons e Ritmos”, formada por usuários e profissionais da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral (RAISM), concedeu entrevista para Alex Minkin, da revista britânica “Sounds and Colours”. 🎶 A matéria teve como principal tópico a importância da música como estratégia de cuidado na saúde mental. 🌐 Leia mais em saude.sobral.ce.gov.br

💙 Vamos conferir algumas imagens da ação do Dia Nacional dos Ostomizados? Na última sexta-feira (17/11), o Centro de Reabilitação preparou uma manhã toda especial para os pacientes. Vamos juntos valorizar e empoderar os ostomizados, mostrando que eles são capazes de enfrentar qualquer desafio e viver uma vida plena e feliz. 💪

falasaudesobral

Para que o passado não seja repetido no futuro, para que a história seja contada por seus protagonistas, em busca de direitos e respeito às pessoas negras.

falasaudesobral

Reconhece esses símbolos icônicos da nossa cultura brasileira? 🇧🇷 💉 Quem não ama os nossos mascotes favoritos Zé Gotinha ou cachorro amarelo? Ou quem não tem aquela famosa marquinha de vacina? E aí, pra você, qual dessas iconografias representa mais o nosso país?