A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da coordenadoria da Vigilância em Saúde, realizou uma reunião com profissionais da Atenção Básica e Atenção Especializada do município para apresentar os resultados e as metas da coordenadoria, bem como os indicadores da gestão na saúde. A pasta defende que para se fazer um bom trabalho é necessário compreender as informações geradas a partir de mecanismos e processos para antecipar cenários e aperfeiçoar resultados.
“Os indicadores são parâmetros pré-definidos para que se tenha o maior controle possível sobre o que acontece dentro de um negócio, com o intuito de que as melhores atitudes sejam tomadas para que a situação se aproxime do esperado”, disse Gerardo Cristino, secretário da Saúde.
Durante a apresentação foram avaliados os indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AP), com o intuito de incentivar os gerentes e as equipes a melhorar a qualidade dos registros de informações junto ao Sistema Único de Saúde Eletrônico (E-SUS). Foram propostas ainda várias estratégias para aprimorar o acompanhamento do E-SUS nas unidades de saúde.
“Esses indicadores são importantes, pois o monitoramento mensal tem como objetivo identificar pontos críticos e fragilidades nas unidades, orientar e acompanhar os resultados das ações e serviços no território e subsidiar o planejamento, levando em considerações que a saúde toma decisões com base nos resultados dos indicadores”, pontuou Francisca Leite Mendonça Escócio, coordenadora da Vigilância em Saúde.