Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde, através da coordenação da Atenção à Saúde, está retomando e ampliando as oficinas para o tratamento do tabagismo nos Centros de Saúde da Família (CSF), aumentando o acesso da população para o tratamento contra a dependência psicológica e física do tabaco.

A coordenadora da Atenção à Saúde, Josiane Alves Dorneles, informou que o tabagismo é um caso de saúde pública e que esse projeto tem como objetivo reduzir a mortalidade por doenças crônicas ligadas às causas cardiovasculares e as neoplasias. “O tabagismo é um importante fator de risco para o agravamento dessas condições, com isso, a oficina trará um grande impacto no tratamento dos nossos hipertensos e diabéticos, além daquelas pessoas que já tiveram alguma doença cardíaca, tipo infarto e insuficiência cardíaca”.

Josiane falou ainda que no município de Sobral as principais causas de mortalidade estão ligadas ao aparelho circulatório. “As doenças do aparelho circulatório, conhecidas como cardiovasculares são as principais causa de mortalidade do sobralense já fazem alguns anos. Em 2017 tivemos 305 óbitos ligados à mortalidade cardiovascular”, finalizou.

Para realizar as oficinas a Secretaria da Saúde convidou o médico psiquiatra Nilton Azevedo e a psicóloga Graziele Calixto, que atuam no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), para conduzirem um treinamento prévio com os médicos da atenção primária do município e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Depois do treinamento os profissionais identificaram dentro a população atendida pelo CSF os usuários com problemas relacionados ao tabagismo. Os grupos para tratamento são formados com no máximo 15 pessoas.
Para ajudar no tratamento a Secretaria da Saúde confeccionou quatro cartilhas que são utilizadas nas oficinas e também disponibilizou medicamentos que são utilizados no tratamento como: goma de mascar, adesivos e medicação antidepressiva.

Facebook