Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde (SMS), por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, realizou, nesta terça-feira (26/07), no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, a abertura da XII Semana Municipal do Adolescente, com o tema “Adolescência: caminhos e desafios na garantia dos direitos e proteção integral”. O momento teve o intuito promover o diálogo e a aproximação dos adolescentes com as políticas públicas ofertadas pelo município.

Durante a acolhida dos adolescentes de escolas municipais e estaduais do município, aconteceu a apresentação musical dos jovens integrantes do Grupo de Xote do Instituto Teias da Juventude (ITJ). A gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Flora Lia, recepcionou os presentes, agradecendo a participação de todos.

Logo após, celebrando 15 anos do Projeto Flor do Mandacaru, a psicóloga do projeto, Naianna Morais, ministrou uma Palestra Magna, destacando a importância de pensar a Semana do Adolescente como uma oportunidade não apenas de comemorar, mas de ampliar o debate e a construção de estratégias para reforçar os direitos e proteção para esse público.

“A Semana do Adolescente desse ano teve como estratégia a aproximação dos adolescentes dos equipamentos de políticas públicas voltadas para os adolescentes. A ideia é de que fosse um momento em que os adolescentes pudessem se expressar, se experimentar e aprenderem juntos, unindo protagonismo, adolescência, proteção integral, direitos e saúde”, reiterou Naianna.

Os adolescentes também participaram ativamente da abertura, sendo mediadores e protagonistas da mesa-redonda, com a participação de representantes da Câmara de Vereadores Mirim, Estação Juventude, Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violência, entre outros, debatendo sobre os diversos desafios a que são expostos diariamente, garantia de direitos e o seu espaço como pessoa e profissional na sociedade em um futuro próximo.

A aluna da Escola de Ensino Fundamental Maria Dorilene Arruda Aragão, Hellen Duarte, que foi uma das mediadoras do evento, destacou sua gratidão em participar. “Foi incrível participar de todos os alinhamentos para a semana acontecer, todos os momentos vividos foram marcantes para mim, espero participar outras vezes. O tema foi muito necessário, me identifiquei muito com as falas dos convidados”.

Finalizando a programação, aconteceu uma apresentação de break dance, com o grupo de hip-hop da Estação Juventude do bairro Novo Recanto, animando os adolescentes presentes na abertura. A realização do evento contou com a participação dos alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), promovendo ações educativas sobre saúde mental e a importância de uma alimentação saudável. O momento também contou com o apoio das empresas Grendene e Sesc.

Facebook