Nesta terça-feira (14/02), a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, realizou a abertura da V Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência, no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.
A Semana, que tem como tema “Educar para Prevenir”, tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de atenção ao adolescente, visando reforçar as medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
A ação é realizada pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas, por meio do projeto Flor do Mandacaru, que atua com adolescentes de 10 a 19 anos e é realizada anualmente. O tema deste ano tem como intuito reforçar a importância de tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva, respeitando as etapas de desenvolvimento psicossocial dos adolescentes.
Para a secretária da Saúde, Letícia Reichel, “a abertura da Semana possibilitou o diálogo sobre as estratégias que saúde e educação vêm desenvolvendo para a redução da gravidez na adolescência”.
Estiveram presentes a vice prefeita, Christianne Coelho; a secretária da Saúde, Letícia Reichel; a coordenadora da APS, Larisse Araújo; a coordenadora da Política de Planejamento, Avaliação e Saúde, Rogeriany Lopes; a coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Luciano Feijão (FLF), Denise Nogueira; e o articulador Selo UNICEF, Emídio Silva.