Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

O mutirão de mamografia realizado durante o mês de dezembro de 2021 pela Secretaria da Saúde de Sobral teve como resultado 747 mamografias realizadas. O atendimento com a unidade móvel continuará neste mês de janeiro, atendendo do dia 10 ao dia 21. As marcações ocorrem por meio dos Centros de Saúde da Família de cada território.

De acordo com a gerente da célula de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro, a ação tem como objetivo ofertar exames de mamografias e diagnosticar precocemente lesões cancerígenas, possibilitando o tratamento em tempo oportuno e garantindo melhor qualidade de vida para a população. “Nesse momento estamos atendendo ao público de 50 a 69, que é o prioritário de acordo com o Ministério da Saúde”, destacou ela. “As marcações devem ser realizadas no Centro de Saúde da Família no qual a pessoa é atendida, e são encaminhadas para a célula de Saúde da Mulher. Além da unidade móvel, continuamos com a parceria com a clínica MedScan e com o Sindicato dos Calçadistas de Sobral”, disse a gerente.

Durante o atendimento da unidade móvel, o equipamento ficará por duas semanas realizando consultas, sendo a primeira nos distritos e a segunda na sede. “Iniciaremos dia 10 de janeiro no CSF Taperuaba, onde atenderemos também pacientes de Bilheira; dia 11 no CSF Aracatiaçu; dia 12 no CSF Jaibara, atendendo também Aprazível, Torto e Rafael Arruda; dia 13 no CSF Jordão, ocasião em que será atendida a população de Baracho e São Francisco; e no dia 14 no CSF Caracará, que atenderá também Patos”, enumerou Suelem.

Já do dia 17 até 21 de janeiro a unidade estará na sede do município, onde passará pelos bairros Sinhá Saboia, Terrenos Novos, Sumaré e ficará nos dias 20 e 21 em frente ao Theatro São João, atendendo a população de todo o município.

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Por meio desse procedimento é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina. A ação conta com o apoio do Sindicato dos Calçadistas de Sobral e da empresa Medscam.

Facebook