A Secretaria da Saúde, por meio da Coordenadoria de Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde (COPPAS), realizou, nesta quarta-feira (01/12) o segundo momento do 1º Ciclo Teórico sobre Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde, e contou com a participação de mais de 60 pessoas.
A palestra foi facilitada pela administradora e coordenadora financeira da Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), Camila Ripardo, e teve como foco profissionais da área. “Tivemos 25 participantes presenciais e 42 participantes virtuais, totalizando 67 profissionais nesse momento. O tema abordado ontem repercute nos temas de pagamentos, de onde vem as receitas e o alocamento de custos. Ele traz uma elucidação de como funciona e se organiza o orçamento público em Saúde”, reiterou o coordenador da COPPAS, Diógenes Farias Gomes
O Ciclo Teórico acontece anualmente e, neste ano de 2021, contou com dois momentos: um em julho, com o tema “Instrumentos de Gestão”, e o encontro de dezembro com o tema “Execução Orçamentária”. Diógenes destaca que sempre são eleitos temas importantes para auxiliar a tomada de decisões nos campos da Gestão Pública.
“Esses momentos são estendidos para coordenadores, gerentes e profissionais que atuam na gestão pública e tenham interesse pelo tema. Nesses momentos, abordamos planejamento financeiro e planejamento em Saúde de forma integrada, para que os profissionais entendam os trâmites desses planejamentos, como eles podem contribuir e no que o planejamento influencia nas atividades práticas”, finalizou o coordenador.