A Secretaria da Saúde, por meio da coordenadoria de Atenção Especializada e gerência da Célula de Saúde da Mulher, realizou, na última sexta-feira (10/09), um mutirão com realização de 10 biópsias mamárias com atendimento exclusivo.
De março a agosto de 2021, foram realizadas 54 biópsias mamárias em mulheres sobralenses, garantindo o diagnóstico precoce e tratamento adequado para esse público.
A gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Dias, relata que quando exames de mamografias ou ultrassonografias mamárias apresentam resultados alterados evidenciando nódulos, sugestivos de câncer, o médico pode solicitar a biópsia para confirmação. A biópsia mamária é um procedimento no qual o médico retira um pequeno fragmento do nódulo suspeito para análise laboratorial ou anatomopatológico.
O objetivo da biópsia é fornecer uma amostra de tecido para diagnóstico, verificando se há ou não a presença de câncer e, por este motivo, também é considerado um exame diagnóstico, uma vez que a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética da mama apenas revelam alterações suspeitas, mas não confirmam a presença ou ausência de câncer.