A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), promoveu, nesta quinta-feira (09/11), na Escola de Saúde Visconde de Saboia, um encontro de educação permanente em alusão ao Novembro Azul sobre câncer de próstata.
O momento teve como público-alvo médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Saúde, com o objetivo de melhorar a conduta sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Exames preventivos e de rotina são decisivos para a cura da doença, 90% dos casos descobertos precocemente têm chance de cura. O sucesso no tratamento aumenta significativamente quando os tumores são descobertos no início.
O seminário contou com a contribuição do médico urologista, Guilherme Tiburtino, que realizou uma abordagem assertiva para conscientização, com ênfase nas ações preventivas e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, apresentando os métodos de prevenção, tratamento e exames de rotina.
A mobilização em prol da saúde masculina é de extrema relevância, pois, historicamente, é um público mais reticente em realizar exames e cuidar da saúde, sendo assim de fundamental importância a facilitação do acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo enfermeiros e médicos como facilitadores e com papel imprescindível na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e outras doenças.