Nesta sexta-feira (24/01), a secretária da Saúde de Sobral, Dra. Michelle Alves, recebeu na sede da Secretaria grupos de mães atípicas, compostos por pais e responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião, foram discutidas iniciativas voltadas para melhorar o acesso a consultas e terapias, e novos projetos que promovam a inclusão e o cuidado com as famílias.
O encontro reuniu representantes de diferentes grupos, como o Universo Autista, dos bairros Sumaré e Padre Palhano; o Grupo de Mães Atípicas, do distrito de Jordão; e o Mães Azuis, que atuam na defesa dos direitos das pessoas com TEA e no acolhimento de famílias.
Rosangela, integrante do grupo Universo Autista, destacou a sensação de esperança que a reunião proporcionou. "Nesse primeiro momento com a Dra. Michelle, a gente sai bem esperançosa, com a expectativa de dias melhores e soluções para nossos filhos, em termos de consultas e terapias. Ela nos apresentou projetos maravilhosos, que temos muita fé que serão concretizados."
Roberta Fernandes, presidente do Grupo de Mães Atípicas, reforçou a importância do diálogo promovido. "Hoje foi melhor do que eu esperava, porque realmente estamos vendo a inclusão sendo trabalhada no município de Sobral, algo que não víamos antes. Saio com o coração cheio de gratidão pelas novidades que irão abranger nossas crianças e também por cuidar do cuidador, algo essencial para nós. Tenho muita expectativa de coisas boas que virão."
Ana Clávia, conhecida como Morena Rosa e coordenadora do Mães Azuis, relatou satisfação e confiança nos compromissos firmados. "Hoje saí daqui com o coração cheio de esperança e muito satisfeita por tudo que ouvi e sei que será cumprido. Recebemos respostas concretas, propostas ótimas e soluções para problemas que antes nunca eram resolvidos. Tenho certeza de que essas questões serão resolvidas o mais rápido possível."
Erilândia Brasilino, diretora do grupo Mães Azuis, celebrou o momento como um marco importante para as famílias. "Foi um momento de grande importância para nós, mães atípicas. Saímos muito satisfeitas com o que foi apresentado, pois lutamos muito pela questão das terapias. Sentimos que está chegando um novo tempo, com novas conquistas. Aos poucos, vamos alcançando nossos objetivos."
A secretária Michelle Alves reforçou o compromisso da gestão do Dr. Oscar e Dra. Imaculada em atender as demandas das famílias, garantindo mais acesso, inclusão e qualidade nos serviços de saúde. "Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer um cuidado integral às crianças e suas famílias. Este é apenas o início de um grande avanço para a saúde e a inclusão em Sobral."
A reunião representa um passo significativo no fortalecimento do diálogo entre o poder público e a sociedade civil, reafirmando o compromisso com políticas inclusivas e o cuidado com as famílias atípicas do município.