Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas tem o objetivo de melhorar a qualidade da atenção materno-infantil e garantir apoio social às mulheres, visando à redução da morbimortalidade materna, perinatal e infantil no município de Sobral.

Entre as ações desenvolvidas pela Estratégia Trevo existe uma bolsa chamada de kit gestante e nela contém peças de enxoval para o bebê como: 10 fraldas, 03 mijões, 03 camisetas e 03 pares de meia. Os kits são entregues para as famílias de maior vulnerabilidade social, que não tem como prover o enxoval do bebê.

A gerente do Trevo de Quatro Folhas, Natália Frota Goyanna, falou sobre os critérios para ganhar o kit. “Temos que destacar que a mãe para receber o kit necessita realizar a contrapartida de cumprir o calendário de consultas e exames solicitados, realizar o pré-natal no CSF e participar das atividades de educação e saúde”, destacou.

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas está situada na Rua Coronel Antônio Mendes Carneiro, 272 – Centro. Telefone para contato (88) 3611 2171.

Facebook

Instagram

falasaudesobral

Durante o XXI Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), que teve como tema “Gestão Interfederativa e o Financiamento do SUS”, realizado em Fortaleza de 14 a 17 de abril, Sobral destacou-se como um dos municípios premiados na Mostra “Ceará Aqui tem SUS”. O projeto vencedor, intitulado “Satisfação do Usuário em Foco: o Papel do Sistema AvaliaSol na Gestão de Serviços de Saúde”, foi reconhecido pela sua contribuição para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. O projeto vencedor é uma parceria com a Controladoria Geral do Município de Sobral e possui abordagem inovadora na gestão dos serviços de saúde, colocando a satisfação do usuário como centro das atenções. O Sistema AvaliaSol, desenvolvido e implementado em Sobral, mostrou-se uma ferramenta eficaz para coletar feedback dos usuários, avaliar a qualidade dos serviços prestados e orientar a tomada de decisões para melhorias contínuas. Leia a matéria completa em saude.sobral.ce.gov.br

falasaudesobral

A Secretaria da Saúde (SMS), por meio do Centro de Saúde da Família da Estação, em parceria com os residentes em saúde da família, realizou uma ação alusiva ao Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes, no Terminal de Transporte Complementar do município. A ação teve como público-alvo os trabalhadores do equipamento e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trabalho e da prevenção de acidentes ocupacionais. Essas iniciativas buscam promover uma cultura de segurança, visando proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Durante o momento, foram realizadas diversas atividades educativas e informativas. Profissionais da área de saúde ofereceram também orientações sobre os direitos dos trabalhadores, medidas de prevenção de acidentes e cuidados com a saúde ocupacional. Além disso, foram distribuídos materiais informativos relacionados à temática.

falasaudesobral

💙Neste Abril Azul, vamos para celebrar a diversidade e promover a inclusão. É um momento para intensificar a conscientização, compartilhar conhecimento e inspirar ações que tornem nosso mundo mais acolhedor e acessível para todos. 💫 É tempo de reconhecer e valorizar as habilidades únicas de cada indivíduo e contribuir para uma cidade onde o respeito e aceitação sejam os pilares fundamentais.

falasaudesobral

💥 Exercitar-se é mais do que um hábito, é um investimento em sua saúde física e mental. 💪 Se ainda não se exercitou hoje, lembre-se: cada movimento conta! Vamos lá, levante-se e mova-se!

💡 Dicas valiosas para combater a dengue e proteger sua família! 🦟Assista ao vídeo e descubra como ações cotidianas podem fazer uma grande diferença na prevenção. Juntos contra a dengue! 💪 #CombateÀDengue #Prevenção #ProtejaSuaFamília

falasaudesobral

Vamos ouvir as sábias palavras do nosso amado Zé Gotinha?🌟 💉 Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje: vacine-se! Cada dose é um passo para um futuro mais seguro e saudável.

falasaudesobral

⚠️É sempre importante tomar precauções extras quando se trata de animais peçonhentos durante a época de chuva. Com as chuvas, esses animais tendem a procurar abrigo e podem acabar se aproximando das áreas habitadas. 🔴É fundamental manter quintais, jardins e áreas ao redor da casa limpos, evitando acúmulo de entulhos, folhas secas e madeiras. Também é essencial inspecionar regularmente calçados, vestimentas e roupas de cama que estiveram em locais abertos. 🏥 Em caso de picada, é crucial buscar atendimento médico imediato e tentar identificar o animal agressor, pois isso facilita o tratamento.

falasaudesobral

👶 Hoje celebramos aqueles que trazem luz ao mundo! 🌟 Um grande obrigado a todos os obstetras pelo seu compromisso, cuidado e dedicação inabalável. Vocês são os guardiões da vida, guiando-nos com amor e expertise. 💖 Feliz Dia do Obstetra! 🎉

Bora reforçar os cuidados com a dengue e as arboviroses! A mensagem é leve, mas o assunto é sério. 😸 Cuide da sua casa e mantenha distante o mosquito da Dengue, ninguém merece esse inquilino, né?🏡

falasaudesobral

🏃 O Dia Mundial da Atividade Física é uma data celebrada anualmente em 6 de abril, com o objetivo de promover a importância da prática regular de exercícios físicos para a saúde e o bem-estar. 🚴🏽A atividade física regular traz uma série de benefícios para o corpo e a mente. Ela não apenas ajuda a manter um peso saudável, como também fortalece os músculos, melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, e ainda contribui para o equilíbrio emocional, diminuindo sintomas de ansiedade e depressão.

falasaudesobral

Nesta sexta-feira (05/04), serão realizadas as primeiras cirurgias ortopédicas em crianças com condições como o pé torto congênito e outras deficiências. Ao longo do mês de abril, 12 crianças serão beneficiadas com a ação, que representa um avanço significativo na oferta de cuidados especializados na região. As cirurgias serão possíveis graças ao convênio entre o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS) e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A cirurgia trará alívio da dor e desconforto físico, proporcionando à criança uma transformação no bem-estar não só físico, mas emocional e psicológico. Para o prefeito de Sobral e presidente do Consórcio Público de Saúde, Ivo Gomes, “criança é prioridade das prioridades. Não tem sentido nossa passagem pela vida pública se não pudermos aliviar o sofrimento das pessoas, especialmente das crianças”, enfatizou o gestor. Mãe da pequena Vitória Evily (9 anos), uma das primeiras pacientes atendidas pelo convênio, Amanda Vasconcelos expressou alegria pelo momento, “O sentimento é de gratidão por ter essa oportunidade. Não apenas eu, mas todas as mãezinhas estão se sentindo aliviadas, porque agora teremos uma chance para tornar a vida dos nossos filhos melhor”, disse. O convênio para viabilizar essas intervenções médicas foi oficializado na última terça-feira (02/04) em solenidade que reuniu autoridades locais e representantes das instituições envolvidas. Conforme o documento, o Consórcio Público de Saúde repassará à Santa Casa de Misericórdia R$ 225 mil para realização das cirurgias, entre outras açõe pactuadas A secretária executiva do Consórcio, Andrea Linhares, e a diretora-geral da Santa Casa de Sobral, Regina Carvalho, foram responsáveis por assinar o convênio. Ao todo, estão previstas a realização de 108 cirurgias até o fim de 2024, zerando a fila de espera pelo procedimento.

falasaudesobral

💙 Hoje, 2 de abril, celebramos o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, data que tem o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. 🤝🏻 Em Sobral, os estudantes da rede municipal de ensino contam com acompanhamento de professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de receberem os cuidados dos auxiliares de serviços educacionais.