A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A gerência de Vigilância Ambiental, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sobral, realizou, na terça-feira (20/09), a última etapa da educação permanente com agentes de combate às endemias e agentes de saúde sobre riscos da utilização de agrotóxicos, no auditório da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.

A formação foi conduzida pela Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxico (VSPEA), projeto em fase de implementação no município. A ação teve como objetivo executar ações de saúde integradas, compreendendo
a promoção à saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos. Os encontros aconteceram semanalmente, entre 17 de agosto e 20 de setembro, nos turnos da manhã e da tarde.

Em 2008, o Brasil ocupou a primeira posição no ranking mundial de países consumidores de agrotóxicos e vivencia o aumento de sua utilização nos meios urbano e rural. Essa situação coloca em risco boa parte da população, que pode ser exposta a partir das atividades laborais ou da contaminação do meio ambiente, da água e dos alimentos.

Devido à sua toxicidade intrínseca, os agrotóxicos impactam na saúde humana, produzindo efeitos que variam conforme o princípio ativo, a dose absorvida e a forma de exposição.

Facebook

Instagram

falasaudesobral

O tema faz parte da política do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da Saúde do Homem, e é aplicado nos Centros de Saúde da Família (CSFs) de Sobral em parceria com a Estratégia Trevo de Quatro Folhas. A consulta avalia o estado geral de saúde do pai/parceiro e fortalece os laços familiares com a inclusão dele em todas as etapas da gestação. No momento do atendimento, conforme explica a gerente do CSF Pedrinhas, Soraya Costa, são levadas ao homem diversas informações. "Conversamos sobre a Saúde do Homem e sobre a relevância do acompanhamento deles nas consultas das gestantes. Nesse momento, também é ofertado aferição de sinais vitais, testes rápidos, solicitação de exames laboratoriais", explica. Além disso, são solicitados os exames de rotina de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, testes rápidos, atualização do cartão de vacinas (conforme calendário nacional de vacinação), e feitas orientações sobre a gravidez, parto, pós-parto, amamentação e direitos do pai/parceiro. De acordo com o gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Carlos Romualdo, o envolvimento consciente dos homens em todas as etapas do planejamento reprodutivo e da gestação pode ser determinante para a criação e/ou fortalecimento de vínculos afetivos saudáveis entre eles e suas parceiras e filhos(as). "A gestação é um momento ímpar para a mulher e todos os que convivem com ela, é cheia de significados e demanda uma série de ações. Ter o companheiro com ela é um passo importante na construção de um relacionamento afetivo de todas as partes", reforçou.

falasaudesobral

As pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), Gabriela Amaral e Valéria de Oliveira, estiveram em Sobral, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, para conhecer a rede de frio dos imunobiológicos da Superintendência Norte e do município. A escolha da visita foi feita por meio de sorteio e a pesquisa tem como objetivo descrever a avaliação da manutenção da cadeia de frio das salas de imunização inseridas nos Centros de Saúde da Família do município e caracterizar os profissionais da equipe de enfermagem. Além da secretária da Saúde, Letícia Reichel, o momento contou também com a participação de gestores ligados à imunização, coordenadores da Vigilância em Saúde e Atenção Primária, gerentes de imunização e gerentes dos Centros de Saúde da Família. De acordo com a gerente de Imunização, Mary Jane Linhares, "Sobral foi reconhecida como cidade que possui estrutura que garante o armazenamento seguro dos imunobiológicos". Foram realizadas visitas à cadeia de frio dos imunobiológicos de Sobral (Centro de Imunização, distribuição e armazenamento de vacinas de Covid-19, e central das vacinas de rotina na Central de Abastecimento Farmacêutico), além de algumas salas de vacinas nos Centros de Saúde da Família. Na oportunidade, foi realizada uma capacitação com profissionais de vacinação (técnicos de enfermagem das salas de vacina e enfermeiros), abordando a atualização do calendário vacinal e técnicas seguras de administração de imunobiológicos.

falasaudesobral

Com o crescimento de quase um ponto percentual entre o primeiro e o terceiro quadrimestre de 2022, o município de Sobral comemora uma curva contínua de crescimento nos índices do Programa Previne Brasil, chegando a 9,45 no resultado divulgado pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27/01). O resultado é reflexo da qualidade do serviço que a Atenção Primária à Saúde vem ofertando à população. Para se chegar até a nota final, são considerados diversos fatores como proporção de consultas pré-natal realizadas, assim como proporção de exames para sífilis, HIV e atendimento odontológico para gestantes; proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau), proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. Para a coordenadora da APS, Larisse Araújo, os indicadores pelos quais o Programa Previne Brasil faz a leitura são extremamente importantes para o planejamento em saúde e para a implementação de ações estratégicas na Atenção Primária. "Porém, para além de celebrarmos este número, celebramos o que ele vem representando, pois este índice reflete o trabalho incansável que tem sido realizado pelos profissionais assistentes da atenção básica do município, que diariamente se debruçam sobre as necessidades e vulnerabilidades contidas em cada território de atuação", destacou ela. O programa Previne Brasil é o modelo de financiamento e a forma de repasse para os municípios, que são distribuídos com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. A

falasaudesobral

O descarte incorreto de lixo é um dos grandes vilões do período chuvoso. Além de criar inúmeros locais para a proliferação do mosquito da dengue, ainda causa obstrução de bocas de lobo, fazendo com que diversas ruas fiquem alagadas, gerando, assim, prejuízo à população. Para evitar isso, basta que cada um faça sua parte e realize o descarte nos dias da coleta realizada pela Secretaria de Serviços Públicos ou, em caso de materiais inservíveis como móveis velhos, acione o 0800 275 2325 para uma coleta programada. O descarte irregular de material em via pública é infração prevista na Lei Municipal nº 1789/2019 e crime ambiental, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98.

falasaudesobral

Manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução do Aedes aegypti é fundamental para a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. Além da #dengue, ele transmite a #zika e a #chikungunya. Limpar a sua casa é a melhor maneira de proteger sua família!

falasaudesobral

Com a chegada do período chuvoso, o aparecimento de animais peçonhentos (que produzem veneno e podem injetá-lo em presas ou predadores) pode aumentar na zona urbana, conforme alerta a Unidade de Controle de Zoonoses de Sobral. Por não serem animais aquáticos, os escorpiões buscam locais quentes e secos, como vãos em paredes, tomadas e, até mesmo, frestas entre o colchão e a cama. Para prevenir, a medida mais eficaz é uma limpeza adequada. De acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima, no município a tendência é de aparecimento, principalmente, de escorpiões. “Ano passado tivemos 50 acidentes notificados ocasionados por escorpiões, um caso de acidente com serpente, uma jararaca, e três por abelhas”, enumerou. Rafael destaca ainda que, por não existir um tratamento químico que atue na eliminação da espécie, é essencial a realização de limpeza constante nos imóveis. “Os escorpiões gostam de se esconder em materiais de construção, entulho, frestas e buracos em paredes, além de caixas de fiação elétrica, de telefone e tomadas abertas”. É importante que em casos de qualquer acidente ocasionado por animais peçonhentos as pessoas procurem imediatamente uma unidades de saúde para avaliação. Além disso, sempre que possível, comunicar a ocorrência da presença desses seres nas suas residências à Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo número 3614-9039 ou pelo e-mail zoonosesobral@gmail.com.

falasaudesobral

O programa “Em dia com a saúde”, deste sábado (28/01), terá como tema: Academias da Saúde. Os gerentes das Academias da Saúde, Manoel Arthur e Darlanderson Albuquerque, conversa com o radialista Carlos Silva, sobre as academias e as ações realizadas pelos equipamentos. 📻 Sintoniza na rádio Tupinambá 100.3 FM, às 8h.

falasaudesobral

Com o objetivo de fortalecer os protocolos que envolvem a segurança do paciente, nos dias 23 e 25 de janeiro, a enfermeira e gerente de risco do Hospital Municipal Estevam Ponte, Priscila Américo, facilitou momentos de Educação Permanente com o tema: Notificação de Evento Adverso. “A educação permanente é uma ferramenta de educação em saúde, que nos permite facilitar momentos como esse. Falando em segurança do paciente, um tema que precisa ser discutido e colocado em prática todos os dias, por isso, essa ação visa capacitar os coordenadores dos setores do Hospital, para que eles sejam os reprodutores da informação para os demais colaboradores. O gerenciamento de risco vem trabalhando na implantação de protocolos e na implementação da cultura de segurança do paciente para assim termos uma assistência completa, baseada em processos”, enfatizou Priscila. A EP foi direcionada aos coordenadores do hospital, a fim de dar continuidade aos processos implantados na instituição.

falasaudesobral

😷 O uso de máscara volta a ser obrigatório em equipamentos de saúde como hospitais, policlínicas, clínicas médicas e odontológicas, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Paciente e acompanhante devem usar máscara para a segurança de todos!

falasaudesobral

Campanhas sobre Janeiro Roxo e Branco são temas de ações educativas nos Centros de Saúde da Família de Sobral Centros de Saúde da Família da sede e distritos realizaram, durante todo o mês de janeiro, diversas ações voltadas para ação e conscientização da Hanseníase e Saúde Mental, tendo como base as campanhas do Janeiro Roxo e Janeiro Branco, que buscam evidenciar os cuidados voltados para as duas áreas. Dentre as atividades desenvolvidas com a população nas salas de espera estão rodas de conversa, palestras e dinâmicas com facilitadores tratando de temas como prevenção e diagnóstico precoce da Hanseníase, cuidados, atenção e serviços em ambas as áreas. O movimento Janeiro Branco iniciado em 2014 é formado por voluntários de todo Brasil que se engajam para promover a saúde mental. A ideia é incentivar estratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido. Já o Janeiro Roxo marca a atenção à Hanseníase e, no último domingo do mês, o Dia Mundial de Combate à Hanseníase Onde procurar ajuda - A Secretaria da Saúde de Sobral recomenda que pessoas que não estiverem se sentido bem e apresentarem sintomas iniciais de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão (saúde mental), ou alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos (Hanseníase), procurem a unidade de saúde de referência para devido encaminhamento aos serviços especializados da rede pública.

falasaudesobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), finalizou, na última sexta-feira (13/01), a limpeza de um terreno particular no bairro Alto do Cristo. O local foi detectado e autuado pela @falaseumasobral, como um ponto de descarte irregular de lixo e área favorável à propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O terreno recebeu tanto limpeza manual como de maquinário. Foram retirados mais de 60 toneladas de resíduos, vegetação, restos de construção civil, dentre outros. O dono do local será notificado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e ressarcirá ao município de Sobral o custo deste serviço. Esses procedimentos de limpeza e cobrança do serviço destinado ao proprietário do local são regulamentados pelo Decreto nº 2.711, que autoriza a Sesep a realizar capina, limpeza e remoção do resíduo indevidamente acumulado em terrenos baldios ou não, em situação de acúmulo de lixo, resíduos ou sem limpeza, que possam, assim, gerar potencial dano à saúde pública, e que sejam identificados pelos órgãos e entidades municipais competentes. O cidadão pode fazer a denúncia de pontos de descarte irregular de lixo em áreas públicas e terrenos privados, ou locais que ofereçam risco à saúde pública, pelos contatos: (88) 3677-1242 - Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (88) 3611-2016 ou 3613-1674 - Agência Municipal do Meio Ambiente (88) 3611-2223 - Vigilância Sanitária (88) 3614-5356 - Zoonoses (88) 3677-1266 ou (88) 9 8140-9241 (WhatsApp) - Ouvidoria Geral do Município

falasaudesobral

Referência em apoio à Saúde do Adolescente e na redução dos índices de gravidez na adolescência, o Projeto Flor do Mandacaru atende jovens de 10 a 19 anos e fornece um espaço para escuta, atendimento e reflexão para conversas diversas. De acordo com o gerente do projeto, Carlos Romualdo, o Flor tem como objetivo tratar temas múltiplos relacionados ao adolescente, desde gravidez na adolescência até saúde mental. Para isso, é usada uma abordagem diferenciada para se comunicar com os jovens. "Por meio das redes sociais do Flor do Mandacaru, os jovens podem se aproximar e conversar. Muitas vezes eles deixam de procurar atendimento no centro de saúde por vergonha, por exemplo, quando se trata de algo relacionado à sexualidade, e esse atendimento via Instagram aproxima o serviço de quem mais precisa dele", explicou. O Flor do Mandacaru faz parte da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, e nasceu em 2008, baseado no elevado índice de gravidez na adolescência que o município apresentava naquela época. Para entrar em contato, basta enviar uma mensagem no perfil do projeto @projetoflordomandacaru

falasaudesobral

Na tarde desta quinta-feira (19/01), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral, na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, e contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de saúde. O prefeito Ivo Gomes foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio para o biênio 2023-2024. Na ocasião, também foi aprovada a prestação de contas referente ao último trimestre de 2022. “As prioridades da minha nova gestão serão diminuir a fila das consultas com especialistas e das cirurgias eletivas e criar uma comissão de transparência sobre todas as ações que o consórcio realizar. Tenho certeza de que a parceria com a Santa Casa de Misericórdia, além de todos os outros equipamentos de saúde que se encontram aqui, vai nos ajudar muito nessa caminhada”, enfatizou Ivo Gomes. O consórcio gerencia a Policlínica Bernardo Félix da Silva, que oferece consultas especializadas, exames de diagnóstico e outros procedimentos; e o Centro de Especialidades Odontológicas Reitor Ícaro de Sousa Moreira, que oferta gratuitamente atendimento especializado em odontologia para a população dos municípios que compõem o consórcio (Sobral, Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca e Varjota). Estiveram presentes também a secretária da Saúde de Sobral, Letícia Reichel; a diretora interventora da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Regina Carvalho; e o secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho.

falasaudesobral

O programa “Em dia com a saúde”, deste sábado (21/01), terá como tema: saúde mental. O gerente da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental, Aristides Parente, conversa com o radialista Carlos Silva, sobre saúde mental e as ações realizadas pela rede. 📻 Sintoniza na rádio Tupinambá 100.3 FM, às 8h.

falasaudesobral

Em homenagem aos profissionais que se dedicam a cuidar da nossa saúde e bem-estar, o dia do farmacêutico é uma data para relembrar o quão importante seus serviços são para nossas vidas. Feliz Dia do Farmacêutico! 👨‍⚕️

falasaudesobral

O pequeno Rudson Davi Firmino, de 10 meses, diagnosticado com encefalopatia crônica, recebeu alta hospitalar na última sexta-feira (13/01), após ser internado do Hospital Albert Sabin, em Fortaleza. O paciente continuará tendo o acompanhamento domiciliar pelo Programa Melhor em Casa. Com visitas diárias, Davi será acompanhado pelas equipes de fisioterapia, enfermagem e médica, psicólogo, assistente social e nutricionista. Além de receber insumos e medicamentos (soro, gases, água destilada, frascos de alimentação e equipos, álcool em gel, sondas de aspiração etc). Os aparelhos também receberão assistência e manutenção. Com ações integradas, o programa garante a continuidade do cuidado e a atenção especializada para os pacientes que possuem problemas de locomoção ou alguma dificuldade física. O Melhor em Casa garante a assistência à saúde e colabora para a diminuição dos riscos de infecções, já que o paciente assistido está longe do ambiente hospitalar.

falasaudesobral

A Hanseníase é uma doença curável, não deixe a vergonha lhe impedir de procurar ajuda. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para evitar complicações e ter uma vida plena. Conheça mais sobre a Hanseníase e saiba como prevenir e tratar essa doença. Em caso de dúvidas, procure o Centro de Saúde da Família do seu território ou o Centro de Referência em Infectologia de Sobral, na rua Oriano Mendes, 250 - Centro.

falasaudesobral

As crianças nascidas no Hospital Municipal Estevam Ponte (HMEP) receberão a Certidão de Nascimento antes da alta hospitalar. O serviço é oferecido em parceria com o Cartório do 4º Ofício de Sobral e faz parte da política nacional de erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento. De acordo com a coordenadora de enfermagem da Maternidade do HMEP, Michelle Prudêncio, os pais devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. "Se eles forem casados, é preciso apresentar a certidão de casamento. Se os pais ou um deles for menor de idade, é preciso que esteja presente um responsável com RG e CPF", explicou. Mais de 900 crianças já nasceram na maternidade do HMEP. O equipamento se destaca por diversos estímulos para o parto humanizado, além de unidade própria para o recém-nascido, com profissionais especializados. As gestantes possuem acompanhamento pelos Centros de Saúde da Família e pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas. Além disso, a maternidade é equipada para atender partos de baixo risco e possui uma moderna estrutura móvel para transferência entre unidades de saúde.

falasaudesobral

A gente sabe que, às vezes, durante a semana, não dá tempo de ir até o Centro de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação e deixar a imunização em dia. Pensando nisso, neste sábado (14/01), o Centro de Vacinação estará aberto em horário especial: das 8h às 12h. #saude #vacinação #vacinasalvavidas #imunização #covid