Selo de Qualidade
Construindo
juntos um
novo tempo.
Categorias
Palavras Chave

Na última terça-feira (15/07), a Secretaria da Saúde de Sobral recebeu a visita da Equipe de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP) e do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF). A visita teve como objetivo avaliar a aplicação das medidas terapêuticas no sistema prisional da região e identificar possíveis entraves e demandas relacionadas à saúde mental da população privada de liberdade.

A agenda teve início com uma reunião com a secretária da Saúde, Dra. Michelle Alves. Durante o encontro, foram discutidas as experiências locais na condução das políticas públicas voltadas à saúde mental e apresentados os principais desafios enfrentados pelo município nesse campo.

Ainda durante a visita, foi realizada uma roda de conversa com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Sobral, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Atenção Primária, unidades prisionais e membros da equipe do EAP. O momento colaborativo teve como foco a construção e o aprimoramento de fluxos e protocolos que fortaleçam o cuidado às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, garantindo o cumprimento das determinações judiciais de forma humanizada e integrada.

A iniciativa reforça o compromisso do município de Sobral com uma atenção à saúde mental pautada na intersetorialidade, na dignidade da pessoa e na corresponsabilidade entre os entes federativos. A articulação entre saúde, justiça e segurança pública é considerada essencial para garantir o cuidado integral e contínuo às pessoas em situação de vulnerabilidade e sofrimento psíquico.