Nesta terça-feira (08/11), a Secretaria da Saúde de Sobral, em parceria com o Ministério da Saúde, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), realizou o Seminário Regional de Gestão de Custos, desencadeado pela implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) no município de Sobral.
O seminário teve como objetivo sensibilizar gestores, profissionais e acadêmicos da área da saúde e afins sobre a importância da gestão de custos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária da Saúde, Letícia Reichel, enfatizou a importância dessa discussão. “Não tem mais como a gente fazer gestão pública sem de fato fazer gestão de custos, conhecer, saber onde está pisando, buscar uma maior eficiência e a sustentabilidade dessa gestão”.
A palestra, ministrada pela coordenadora de Gestão de Custos do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Maciene Mendes da Silva, abordou o PNGC e sua importância para tomada de decisões. O momento contou com mesas redondas sobre temáticas especiais para a fundamentação, conscientização e publicização do PNGC, além de troca de experiências do estado de Pernambuco e do Distrito Federal.
No final do evento, a gerente da Célula de Economia da Saúde, Doralúcia Ponte, e o diretor da ESP-VS, Osmar Neto, lançaram o Boletim de Gestão de Custos de Sobral, que esta disponível no blog da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.