Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris) e da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, realizou, na última terça-feira (08/02), um encontro com representantes das maternidades de Sobral para tratar dos fluxos de encaminhamentos das crianças expostas ao vírus do HIV, toxoplasmose, sífilis congênita e citomegalovírus.

De acordo com a gerente do Cris, Sandra Flor, o encontro teve como objetivo, além de alinhar os fluxos, o fortalecimento da rede de apoio às gestantes, mães e crianças expostas. “Buscamos sensibilizar os representantes das maternidades para que, logo após o parto, seja realizada a primeira coleta de carga viral das crianças e agendada a primeira consulta materna e infantil para o Centro de Referência para quando a criança estiver com 14 dias de vida, já com o relatório de alta com todos os exames”, explicou.

Durante o alinhamento, profissionais do Centro de Referência em Infectologia orientaram que todos os exames necessários para encaminhamento, se possível, fossem realizados no hospital. “Com isso, buscamos facilitar o acesso a esses exames, pois, de outro modo, a puérpera precisaria se dirigir a um Centro de Saúde da Família (CSF), com o recém-nascido, e solicitar a realização desses exames através da Atenção Primária”, afirmou Sandra Flor.

Estiveram na reunião representantes das maternidades do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Hospital Regional Norte e Hospital Doutor Estevam. O Centro de Referência em Infectologia de Sobral Francisco Luiz da Costa realiza atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; e está localizado na Rua Oriano Mendes, número 250, bairro Centro.

Facebook