A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da coordenadoria da Atenção Especializada, realiza de 25 a 29 de outubro, a Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal. A campanha busca estimular ações preventivas e educativas sobre o autoexame e os exames de detecção precoce do câncer bucal com profissionais da rede municipal de saúde.
A cerimônia de abertura, que será realizada nesta segunda-feira (25/10), às 18h, acontecerá no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Vale do Acaraú. O evento contará com a presença da Secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho, e representantes da odontologia do município.
Durante a semana serão realizadas várias ações nos territórios com os dentistas que atuam no Centro de Saúde da Família (CSF). Entre as ações está capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o objetivo de orientar e identificar possíveis lesões de câncer bucal, além de rodas de conversa nas salas de espera.
Na terça-feira (26/10), os dentistas do município de Sobral passarão por capacitação, com professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde eles irão aprender a identificar lesões e encaminhar o paciente corretamente, dependendo de cada caso.
Um dos fatores de risco mais prevalentes ao câncer bucal é a exposição ao sol. Em uma localidade, no distrito de Bonfim, onde há muitas pessoas que trabalham na área rural e passam o dia expostos, haverá intervenção com avaliação da cavidade oral, aferição de pressão, verificação de glicemia e educação em saúde.
Na sexta-feira (29/10) será o Dia D da campanha, onde todos os 37 CSFs estarão atendendo pessoas de 40 anos ou mais, pessoas com lesões na cavidade oral de difícil cicatrização, que fumam, bebem e ficam muito expostos ao sol.
Para a coordenadora da Atenção Especializada, Tamires Félix, é importante que as pessoas façam o autoexame da região da boca para ver se detectam alguma alteração, mas também passem por um profissional para uma avaliação mais detalhada.
A Semana Sobralense de Prevenção ao Câncer Bucal é uma parceira entre Secretaria da Saúde, Conselho Regional de Odontologia, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia e Universidade Federal do Ceará.