A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade, já realizou, neste ano, nos meses de janeiro a outubro, 70 biópsia de próstata no município. A biópsia é solicitada após resultados anormais nos exames de toque e Antígeno Prostático Específico (PSA).
De acordo com a gerente do CEM, Walkiria Viana Landim, também foram realizadas 695 consultas com especialidades em urologia. A biópsia é o único exame capaz de diagnosticar o câncer de próstata. Para os casos em que o resultado da biópsia é positivo, Walkiria explica que é marcado imediatamente o retorno do paciente para uma consulta com o especialista.
Os pacientes que chegam ao CEM para atendimento com o urologista são encaminhados por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF). "O CSF é a porta de entrada para todos os serviços especializados. É lá que o homem faz, inicialmente, os primeiros exames que podem apontar para o risco de câncer de próstata, como é o caso do exame de toque retal".
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Dentre os fatores de risco estão a idade, parente direto (pai ou irmão) com câncer de próstata antes dos 60 anos, e excesso de gordura corporal.