A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), promoveu, na tarde dessa quarta-feira (08/06), o Seminário Municipal de Prevenção e Manejo da Monkeypox (Varíola do Macaco/Varíola Símia). O objetivo é orientar os profissionais da saúde quanto às medidas para prevenção, diagnóstico e tratamento de casos suspeitos da doença.

O evento foi realizado no auditório Miria Campos Lavor, da ESP-VS, com palestra do médico infectologista Dr. Michel Reis Abdala, que explanou sobre os últimos dados epidemiológicos da doença no Brasil e no mundo, sua prevenção, diagnóstico e tratamento. No evento, a coordenadora de Vigilância em Saúde de Sobral, Letícia Reichel, apresentou o fluxo de notificação municipal da doença.

Consideramos que a realização do seminário, com a participação destes atores, é estratégica para o reforço das medidas de vigilância, bem como disseminação das orientações necessárias para o enfrentamento e manejo adequado da doença”, destacou o diretor da Escola de Saúde Visconde de Saboia, professor Osmar Neto.

Participaram do Seminário, profissionais das Coordenações de Vigilância em Saúde, Atenção Especializada e Atenção Primária à Saúde de Sobral; representantes dos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Hospital Regional Norte, Hospital Dr. Estevam, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Unimed e Superintendência de Saúde da Região Norte, além de representantes de alguns municípios da região norte do Estado.

O que é a Varíola do Macaco?

A Monkeypox (varíola dos macacos) é uma zoonose - doença transmitida de animais para humanos - do gênero Orthopoxirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980 e, com isso, a vacinação foi retirada do Programa Nacional de Imunização (PNI). Ocorre principalmente na África Central e Ocidental, nas proximidades de florestas tropicais e cada vez mais frequente em áreas urbanas. Os casos são frequentemente encontrados perto de florestas tropicais onde existem animais que carregam o vírus. Evidências de infecção pelo vírus da varíola dos macacos foram encontradas em animais, incluindo esquilos, ratos caçados na Gâmbia, arganazes, diferentes espécies de macacos e outros.