A Secretaria da Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância do Sistema em Saúde, desenvolveu o serviço de Núcleo de Acesso e Comunicação aos Usuários do SUS (NAC-SUS) para comunicação direta com os pacientes. O novo serviço, que passou a funcionar esta semana, possibilita que os usuários possam ser informados sobre consultas e exames agendados.
O funcionamento é simples: o serviço entra em contato com os usuários cadastrados nos Centros de Saúde Família e informa, por meio de mensagem do WhatsApp e/ou ligação telefônica, a data, horário e local das consultas e exames agendados. É uma estratégia de reduzir a ausência dos pacientes às consultas e exames e facilitar a comunicação com os usuários do sistema.
Para o coordenador Vigilância do Sistema em Saúde, Marcos Aguiar, é uma estratégia para facilitar a comunicação entre secretaria e o paciente. “Você que procurou o posto de saúde e está aguardando uma consulta, um exame, por exemplo, assim que for agendado você vai receber uma informação pelo seu whatsapp ou ligação telefônica informando a data, horário e local. O serviço é para facilitar nossa comunicação”, disse o coordenador.
Os pacientes que não têm telefone permanecerão sendo comunicados pelo Agente Comunitário de Saúde do seu bairro. É importante que os usuários mantenham seus números de telefone atualizados no Centro de Saúde da Família.