A Secretaria da Saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde, ampliou a oferta de duas vacinas para o público infantojuvenil. A Meningocócica ACWY (conjugada) será aplicada nos adolescentes não vacinados, entre 11 e 14 anos de idade, de forma temporária, até junho de 2023. Já a vacina HPV será ampliada para meninos de 9 a 14 anos de idade.
A ampliação da Meningocócica ACWY se dá devido à faixa etária ser a maior responsável pela manutenção da circulação da doença, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe, sendo necessária a dose de reforço na adolescência para garantir a proteção nesta fase da vida.
No caso da HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo.
“Crianças e adolescentes devem manter seu esquema vacinal atualizado, para que a essas doenças sejam controladas. Todos os Centros de Saúde da Família de Sobral, sede e distritos, possuem vacinas, basta se dirigir ao posto do seu território e receber o imunizante”, reforça Mary Janes Linhares, gerente da Célula de Imunização.
A aplicação das vacinas ocorre nos 38 Centros de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, o CSF do bairro do Junco funciona de 8h30 às 16h30.