Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Buscando o fortalecimento da saúde da mulher e da atenção à saúde reprodutiva, a Secretaria da Saúde de Sobral (SMS), por meio da Célula de Saúde da Mulher, vem realizando a ampliação da oferta e aplicação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre para a população sobralense.

Em 2021, a Célula de Saúde da Mulher e a Atenção Primária à Saúde desenharam o Fluxo Municipal de Inserções de DIU de Cobre, no qual a mulher é avaliada pela equipe dos Centros de Saúde da Família (CSF) sobre os critérios de aptidão para o uso e, posteriormente, são agendadas para o procedimento com os ginecologistas da rede.

Após o estabelecimento do fluxo, observa-se o aumento progressivo deste procedimento no município. Entre 2018 e 2020, foram realizadas cerca de 10 inserções de DIU por ano; em 2021, aconteceram 51 procedimentos; e em 2022, 204 mulheres foram beneficiadas. Já neste ano de 2023, foram registradas 178 inserções de DIU de cobre.

A gerente da célula de Saúde da Mulher, Suellem Monteiro, fala sobre a importância da ampliação do serviço. “Com a garantia de acesso das mulheres sobralenses ao DIU de cobre, estamos ampliando as estratégias de planejamento familiar, potencializando também as reduções de gravidez não planejadas, abortos inseguros e a mortalidade materna e infantil”.

De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o DIU de cobre é seguro, eficaz e tem duração de até 10 anos, além de ser um método seguro para evitar a longo prazo uma gestação, podendo ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem necessidade de intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

Facebook