Com a chegada da temporada de chuvas o risco de acidentes com escorpiões aumenta. Para evitar a presença desses animais dentro de casa é importante colocar telas em ralos, limpar e fechar as caixas de gordura, vedar frestas de paredes, colocar o lixo em sacos plásticos bem amarrados, não acumular lixo ou objetos em desuso, eliminar baratas e fazer uma vistoria em roupas, sapatos, panos de chão e roupas de cama antes de usar.
Amanda Rocha, gerente da Unidade de Vigilância de Zoonose de Sobral, explica que "Durante o período chuvoso é comum que os escorpiões adentrem as casas para se abrigar das chuvas, aumentando a probabilidade de acidentes. Estes animais têm hábitos noturnos e se escondem em locais escuros e úmidos, como entulhos, telhas e tijolos empilhados, atrás de móveis e por entre as roupas".
Em caso de acidente, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para notificação e procedimentos adequados. Se possível, coletar o escorpião vivo, armazenar em um recipiente rígido, e entregá-lo ao Agente de Combate as Endemias ou levá-lo à Unidade de Vigilância de Zoonoses (Rua Finlândia, nº 201, Parque Silvana II) para identificação da espécie.
Outras informações: (88) 3614-5356/3611-2219