Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Secretaria da Saúde, através da Célula de Saúde da Mulher e Estratégia Trevo de Quatro Folhas, está disponibilizando para as gestantes classificadas como Alto Risco um acompanhamento multiprofissional. Além das consultas com médicos obstetras, as gestantes também têm acesso a tratamento com psicólogo e nutricionista na Célula de Saúde da Mulher.

A gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suelem Dias, conta que, no acompanhamento multiprofissional, os profissionais de saúde trabalham unidos em prol da melhora das gestantes de alto risco, a partir de uma avaliação completa com o objetivo de ter o melhor resultado, com maior assertividade nos tratamentos prescritos.

De acordo com a psicóloga Naianna Morais, o atendimento psicológico durante a gestação é de grande importância, principalmente quando se trata de uma gestação de alto risco. “Esse acompanhamento tem como objetivo principal o alcance de uma maternidade mais leve e mais consciente das suas dificuldades e potencialidades. Vale salientar que as questões relativas à maternidade comumente são vistas como algo romântico, porém nem sempre é assim. Aqui eu atendo mulheres que se dispõem a falar de si, a se revisitar e também pensar na maternidade. Cuidando das mães, cuidamos também dos bebês e preservamos infâncias de padrões repetitivos antes mesmo dessa criança nascer, possibilitamos o cuidado e acolhimento das questões da mãe para que, fortalecendo-as, fornecendo este espaço de escuta e de intervenção, promovemos a saúde da família e fortalecemos os vínculos entre mãe e bebê”, explica.

Os casos identificados como mais graves são encaminhados para a Rede de Atenção à Saúde Mental. “Lá, ela passará por uma avaliação para ver se há necessidade de ser acompanhada pelo Centro de Atenção Psicossocial Damião Ximenes (Caps II) e até mesmo para saber se será necessário o uso de alguma medicação”, destaca Naianna.

O acompanhamento, porém, não se trata de um pré-natal psicológico, conforme explica a profissional. “O pré-natal psicológico são sessões que os temas já são previamente estabelecidos. Nosso foco é um serviço de escuta e intervenção em todos os casos. Mesmo que uma paciente vá para tratamento no Caps Geral, nós continuamos com essa oferta de escuta e acolhimento das queixas, e o que mais se fizer necessário”.

Já o acompanhamento nutricional é feito pela nutricionista Glaucia Vasconcelos, que explica que o acompanhamento nutricional tem necessidade redobrada por se tratar de gestação de alto risco. “São mulheres que podem ter comorbidades como diabetes gestacional, hipertensão, pacientes que estão acima do peso. Sabemos que esse controle é necessário não somente para a saúde da mãe, mas também para a saúde do feto, visto que os riscos de saúde no indivíduo de desenvolver doenças crônicas se originam ainda na barriga da mãe”, afirma.

O trabalho nutricional é feito de acordo com a individualidade e necessidades de cada gestante. “Trabalhamos o ajuste do peso, adequação do estado nutricional, com as devidas orientações nutricionais a serem seguidas com o objetivo de oferecer à gestante menos riscos futuros de desenvolvimento de doenças, bem como manter condições saudáveis para mãe e filho”, reforça Glaucia.

Na Célula de Saúde da Mulher, onde são realizados os pré-natais de alto risco, 56 gestantes possuem acompanhamento psicológico e 88 gestantes realizam acompanhamento nutricional. Além destes atendimentos, a equipe também conta com médicos obstetras, enfermeiras obstétricas e técnicas de enfermagem.

Facebook