A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Equipes da residência médica de psiquiatria de Sobral participaram, de 21 a 24 de julho, do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), tem como objetivo discutir a política de saúde mental, seus avanços, sua potência, seus impasses, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de saúde e de proteção social no Brasil.

No congresso os residentes apresentaram relatos de experiências e descreveram as ações desenvolvidas no município. Lucigleyson Nascimento relatou a experiência sobre o papel do uso do diário de bordo na residência de psiquiatria no cenário do matriciamento. A partir dessas ferramentas é possível exercitar sua visão crítica e acessar os desafios de aprendizagem, o que os levou a uma posição ativa na sua formação e os potencializou como sujeitos de transformação dentro dos territórios que atuam.

Na ocasião, Lucigleyson contextualizou sobre o trabalho desenvolvido na Rede de Atenção Psicossocial de Sobral (RAPS) e todo histórico do município com referência em práticas de saúde mental antimanicomiais.

Mônica Farias descreveu a experiência dos residentes na realização do matriciamento para profissionais de todo o Brasil. O matriciamento ocorre com os residentes e profissionais da equipe multiprofissional da RAPS, e propicia apoio às equipes das unidades básicas através da discussão de casos, atendimentos e visitas compartilhadas, momentos de formação, dentre outras atividades.

“Sobral sempre esteve na vanguarda da saúde mental no Brasil e ao longo do tempo tem se empenhado em cuidar que o matriciamento aconteça em todos os territórios do município com equipe multiprofissional, sendo um trabalho árduo da atenção primária e da atenção psicossocial manter o apoio matricial confiando no processo pedagógico e educação continuada como estratégias transformadoras e potencializadoras do SUS.”, disse Narceli Azevedo, tutora e psiquiatra da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental de Sobral.

No evento também foi apresentado a organização da Rede de Atenção Psicossocial de Sobral, através de uma construção da gestão da Coordenadoria de Atenção Psicossocial e Residência Multiprofissional de Saúde Mental.

Para a vice-presidente da Abrasme, Ana Paula Guljor, o modelo não hospitalocêntrico e medicalizado em Sobral é referência nacional de uma tentativa de prática de cuidado em rede e de resistência ao modelo biomédico e tecnicista.

A Residência de Psiquiatria de Sobral nasce em 2008 já revolucionária: era uma das primeiras do país planejada e executada fora dos muros do hospital. A ideia era de que a formação fosse sedimentada na comunidade, nos dispositivos de atenção psicossocial, sob a égide da Reforma Psiquiátrica. “Hoje, ainda nos desafiamos a enfrentar as dificuldades de um pensar contra-hegemônico da formação em psiquiatria, pautando-nos no cuidado em território em que o sujeito é parte e não objeto da sua (própria) cura”, explicou o coordenador da residência médica em psiquiatria, Mikkael Duarte.

Facebook

Instagram

falasaudesobral

🔎 Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais causa mortes no mundo, com cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano, podendo se tornar, nos próximos 25 anos, a maior causa de morte da população. 🩺 O diagnóstico precoce contribui para melhores resultados no combate contra o câncer, tornando o tratamento mais rápido e eficaz. Estar em dias com os seus exames e manter hábitos saudáveis ajuda diretamente no combate e prevenção da doença. Cuidar da saúde e garantir o seu bem-estar é sempre a melhor escolha a seguir! ❤️

falasaudesobral

Entre os meses de agosto e novembro de 2022 a equipe de Agente de Combate às Endemias (ACE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Sobral vacinou 32.821 cães e 30.044 gatos no município com a vacina antirrábica. A vacinação está acontecendo a domicílio e em um ponto fixo de vacinação localizado na sede da Unidade de Vigilância. O atendimento no ponto fixo é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, seguindo o horário de funcionamento do equipamento.

falasaudesobral

A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia abriu processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva de profissionais. Os cargos são para assistente de pesquisa, bibliotecário e docentes do sistema de saúde. A remuneração é de até R$ 4.402,44. As inscrições acontecem até o dia 30 de novembro e deverão ser efetuadas por meio do sistema de seleção da Prefeitura de Sobral, de acordo com as instruções dos editais. O processo seletivo simplificado, objetivando a formação de cadastro de reserva, se dará por meio de uma única fase: avaliação curricular. Os resultados serão divulgados no site saude.sobral.ce.gov.br, seguindo o cronograma de eventos, constante no edital. Edital AQUI (https://saude.sobral.ce.gov.br/editais) Sistema de Seleção AQUI (http://selecao.sobral.ce.gov.br/)

falasaudesobral

O projeto “Fortalecimento da vigilância das infecções crônicas e sexualmente transmissíveis na atenção à saúde”, do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), ficou entre os seis projetos pilotos do Brasil para ampliação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No período de 16 a 19 de novembro, aconteceu, em Brasília, um momento de partilha e planejamento para ampliação na carteira de serviços dos CTAs. A coordenadora da Atenção Especializada de Sobral, Tamires Felix; a gerente do Cris, Sandra Flor; a farmacêutica Lavina Alencar; e a enfermeira Leiliane Cristina, participaram do planejamento de atividades para 2023 e compartilharam as experiências exitosas de Sobral. Para Tamires, o momento foi de extrema importância para as melhorias do serviço. “Com apoio da Fiocruz e do Ministério da Saúde estamos avançando na qualificação dos serviços, receberemos incentivo para melhorar a estrutura laboratorial da unidade e ampliar a oferta de serviços, o que consiste em um grande avanço para promoção da saúde sexual e reprodutiva em Sobral”. O projeto tem como objetivo principal a reestruturação dos CTAs. Ele articula a rede de Atenção Primária com os serviços de Atenção Especializada para responder às necessidades de saúde da população em situação de maior vulnerabilidade. A proposta é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz.

falasaudesobral

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da Gerência de Imunização, realizou, nesta quarta-feira (23/11), uma capacitação com os profissionais da vacinação que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Ação é voltada para a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades. A capacitação foi ministrada pela gerente da Célula de Imunização, Mary Jane Linhares. Durante a capacitação, foram abordados alguns temas como via de administração da vacina, forma de diluição e a cor do frasco. “Estivemos familiarizando os profissionais com essa nova vacina, que é a Pfizer Baby, direcionada às crianças de 6 meses a 2 anos de idade". Mary Jane ressalta que na capacitação foram também passadas algumas orientações sobre os documentos exigidos durante a vacinação. Os documentos necessários para a vacinação são os seguintes: documento comprobatório de comorbidade, cuja cópia ficará na unidade, o cartão de vacinação, cartão do SUS, documento oficial de identificação da criança, comprovante de residência atualizado e documento com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

falasaudesobral

O diretor da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), Osmar Neto, participou, no domingo (20/11), da oficina “Desafios e caminhos para a educação profissional em saúde no Brasil”, promovida pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde. A oficina faz parte das atividades pré-congresso do 13° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que ocorre em Salvador (BA) no período de 21 a 24 de novembro. De acordo com o diretor da ESP-VS, Osmar Neto, a articulação das escolas técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS), neste momento estratégico para o país, é fundamental para a retomada de investimentos e da centralidade da educação na saúde, como fator determinante para a qualidade da assistência à saúde da população, por meio da formação dos trabalhadores do SUS. O encontro também teve um momento de amplo debate entre os participantes, que elaboraram a “Carta de Salvador”, a ser encaminhada ao grupo de transição do novo governo na área da saúde para 2023, com pontos fundamentais para o fortalecimento da educação profissional em saúde no SUS. Participaram professores, pesquisadores e gestores de escolas técnicas do SUS de todo o Brasil.

Diante o aumento de casos de Covid-19, o médico infectologista Michel Abdala tem um recado para vocês. Fiquem ligados, vamos nos cuidar! #saudepublica #covid #vacinação #cuidados

falasaudesobral

Como parte da programação do Novembro Azul, a Secretaria da Saúde, por meio da Coordenadoria da Atenção Especializada e Centro de Especialidades Médicas (CEM) Dr. Aristides Andrade, realizará nesta terça-feira (29/11) um ciclo de palestras sobre a saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul. O encontro será na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, às 13h. # saudedohomem #novembroazul #palestras #cancerdeprostata #urologistas ‌

falasaudesobral

A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia assinou, na sexta-feira (18/11), o termo de adesão à Rede de Inovação Aberta em Saúde (RIAS), composta por instituições de ensino, pesquisa, inovação e tecnologia do Ceará. Por meio da RIAS, pesquisadores, profissionais de saúde e o setor industrial podem atuar, conjuntamente, no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas, como invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, entre outros. De acordo com o diretor da Escola de Saúde Pública, Osmar Neto, a Inovação Aberta é definida como o processo de inovação que compreende um contexto colaborativo. “Ela busca acessar conhecimento, insumos e recursos a partir de diversos atores externos. Esse processo de criação em conjunto pode gerar novos conhecimentos e tecnologias que expandem fronteiras para fora da organização. A Rede de Inovação Aberta em Saúde deverá se embasar nos princípios de inovação aberta, desenvolvendo inovações e tecnologias voltadas para o setor da saúde que possam gerar valor para a cadeia produtiva da saúde no Estado do Ceará, que possam promover o desenvolvimento regional” explicou Osmar Neto. O próximo passo será a realização de encontros para definições, conforme destacou o diretor. “Foi instituída a Rede e, a partir daí, as instituições membros iniciarão as articulações para o desenvolvimento das ações por meio de compartilhamento e colaboração de recursos e tecnologias”, finalizou ele.

falasaudesobral

Ao sentir algum dos sintomas, procure um Centro de Saúde da Família ou o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris) para avaliação. Informe se você teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se possível, isole-se e evite o contato próximo com outras pessoas.

falasaudesobral

Dia de lembrar a resistência do povo negro para avançar na luta por uma sociedade livre de toda forma de preconceito.

falasaudesobral

Na quinta-feira (17/11), a equipe de colaboradores da Farmácia de Medicamentos Especiais de Sobral (Farmes) participou de uma formação sobre novos medicamentos que foram incorporadas à rede do Sistema Único de Saúde. A capacitação foi realizada pelo representante do laboratório GSK Brasil, Salomão Vieira, que detalhou sobre o manuseio e orientações diversas sobre os medicamentos indicados para o tratamento de asma grave e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O gerente da Farmes, Pedro Henrique Martins, explica que somente após análise médica, o paciente que tiver alguma das duas condições saberá se fará ou não o uso da nova medicação. "Assim como todos os medicamentos dispersados pela Farmes, o uso dessas novas medicações será de acordo com determinação médica".

falasaudesobral

O programa “Em dia com a saúde” deste sábado (19/11) abordará a Covid-19. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alzira Aragão, vai explicar um pouco sobre a doença, abordar como anda o número de casos no município de Sobral, vacinação e as principais maneiras de se prevenir contra o vírus. 📻 Sintoniza na rádio Tupinambá 100.3 FM, às 8h. A gente te espera!

falasaudesobral

Com os serviços iniciados em novembro de 1998, a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses que atua na vigilância e controle da doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi (besouro Barbeiro), completou, no dia 12 de novembro, 24 anos de atividade no município. Atualmente, 10 servidores compõem a equipe. Dentre as atividades desenvolvidas, destaque para a busca ativa do vetor transmissor em áreas programadas. “Quando encontramos um besouro suspeito, enviamos para o laboratório de entomologia para identificação da espécie e avaliação de infestação. Esse tipo de ação preventiva minimiza os riscos para a população”, explicou o gerente de Zoonoses, Rafael Andrade. A doença de Chagas (DC) é uma das consequências da infecção humana pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Muitas pessoas acreditam que a transmissão da doença de chagas se dá pela picada do Barbeiro, um tipo de inseto que tem hábitos noturnos e costuma se abrigar em frestas e pequenos buracos dentro das residências, além de poder ser encontrado também em ninhos de pássaros, embaixo de pedras e em cascas de árvores. Na verdade, o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa que leva uma picada do inseto coça esse local, pode levar as fezes eliminadas pelo inseto para a região da ferida. Assim, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea da pessoa, causando a doença de Chagas. Na zona rural do município é feita a busca ativa pelo Barbeiro. Já na sede, é feita por demanda espontânea. “Quando a população encontrar o inseto, pedimos que levem até os Postos de Informações de Triatomíneo (PIT), que estão em todos os Centros de Saúde da Família do município”, finaliza Rafael.

falasaudesobral

Há um ano, Sobral recebia um centro dedicado, exclusivamente, ao tratamento em saúde mental de crianças e adolescentes. O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Aquarela já realizou mais de 1.600 atendimentos às famílias, crianças e adolescentes. Em funcionamento desde novembro de 2021, o CAPSi já realizou 1.650 atendimentos. Foram realizados 1.382 atendimentos individuais e 268 atendimentos em grupo. O CAPSi tem seu atendimento direcionado para crianças e adolescentes de até 18 anos de idade, com casos diversos de transtornos mentais ou com alguma alteração no neurodesenvolvimento. O acesso é por referência de outros serviços e por demanda espontânea: o familiar pode levar seu filho para ser atendido pela equipe, que faz uma triagem e uma avaliação, onde serão constatadas suas necessidades físicas, mentais e sociais. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatra infantil, psicólogo, assistente social, psicopedagoga, profissional de educação física, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, assistente administrativo, recepcionista, vigia, gerente e serviços gerais. O serviço funciona em imóvel localizado na Rua Doutor João do Monte, n° 617/323 - Centro. Serviço com capacidade instalada para atender 734 pacientes/mês, apresentando média mensal de 300 atendimentos/mês em 2022.

falasaudesobral

A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM) Doutor Aristides Andrade, já realizou, neste ano, nos meses de janeiro a outubro, 70 biópsia de próstata no município. A biópsia é solicitada após resultados anormais nos exames de toque e Antígeno Prostático Específico (PSA). De acordo com a gerente do CEM, Walkiria Viana Landim, também foram realizadas 695 consultas com especialidades em urologia. A biópsia é o único exame capaz de diagnosticar o câncer de próstata. Para os casos em que o resultado da biópsia é positivo, Walkiria explica que é marcado imediatamente o retorno do paciente para uma consulta com o especialista. Os pacientes que chegam ao CEM para atendimento com o urologista são encaminhados por meio dos Centros de Saúde da Família (CSF). "O CSF é a porta de entrada para todos os serviços especializados. É lá que o homem faz, inicialmente, os primeiros exames que podem apontar para o risco de câncer de próstata, como é o caso do exame de toque retal". De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Dentre os fatores de risco estão a idade, parente direto (pai ou irmão) com câncer de próstata antes dos 60 anos, e excesso de gordura corporal.

falasaudesobral

Profissionais do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), estiveram em São Paulo, no período de 7 a 11 de novembro, para capacitação e qualificação do Cuidado das Pessoas com HIV/ Aids (PVHA) com Aids avançada. O médico infectologista Michel Abdala e o enfermeiro Pedro Artur participaram do treinamento, que teve como objetivo principal o diagnóstico precoce dos casos de Aids em estágio grave. Foram estudados temas como Histoplasmose, Toxoplasmose, Criptococose, Tuberculose, Linfoma em pacientes com HIV, etc. “O treinamento será compartilhado para os demais integrantes da equipe do Centro de Referência em Infectologia de Sobral, pois desta forma todos se atualizarão com o intuito de qualificar cada vez mais os atendimentos prestados às pessoas com HIV/Aids”, disse Pedro Artur. “Fomos acolhidos pelo professor Paulo Abrão, da UNIFESP. O cara é um médico inspirador. Talentoso, inteligente, fraterno e apaixonado pela medicina. Foram dias muito especiais. Com uma equipe maravilhosa. Ficou o agradecimento ao Dr. Paulo e a todos que contribuíram. Nada na minha profissão me traz tanta satisfação quanto cuidar de pessoas vivendo com HIV”, finalizou o médico Michel Abdala.