Buscando aprimorar o atendimento e acolhimento da população nos equipamentos públicos de Saúde, representantes da Secretaria da Saúde de Sobral (SMS) estiveram reunidos, na última terça-feira (28/06), com representantes das mulheres transexuais e travestis de Sobral, escutando as demandas, sugestões e críticas sobre o serviço prestado.
A secretária executiva da SMS, Viviane Cavalcante, destacou a importância do momento. “Esse é um momento único, de escuta da população, que deve se repetir, pois é importante que nós, como Secretaria da Saúde, conheçamos as demandas e possamos escutar a sociedade para que juntos possamos garantir o acesso a saúde de maneira humanizada e acolhedora para todos”, afirmou.
O momento contou com a presença da presidenta do Movimento Trans e Travesti de Sobral, Pâmela Nara, e da secretária de Articulação Política e de Projetos, Gloss Alves. Pâmela ressaltou que aquela era uma ocasião de escuta da Secretaria para com as usuárias trans. “É muito importante porque, a partir da nossa fala, a Secretaria da Saúde pode avaliar e pensar políticas e capacitações visando a melhora dos serviços, principalmente, quanto ao atendimento e acolhimento de mulheres trans e transexuais”, disse.
Além dessa escuta, o movimento também entregou à secretária executiva um ofício visando construir um pacto para que sejam estudadas as possibilidades de implantação de serviços. “Sabemos que uma parte desses pedidos é um sonho, mas uma parte dos pedidos que tem aqui (ofício) é algo que a gente sabe que pode acontecer e estamos esperançosas que hoje tenha iniciado uma parceria que renderá bons frutos”, destacou Gloss.