O projeto Horta do Bem, que é desenvolvido no Centro de Saúde da Família Francisco Moura Vieira (CSF CAIC), foi destaque na Semana do Servidor da Prefeitura de Sobral e é referência entre os Centros de Saúde do município. Idealizada pela enfermeira Maria Joselita Ribeiro Sousa, a horta possui mais de 30 tipos de plantas que estão à disposição da comunidade.
A gerente do equipamento, Liliane Nara, destaca que representantes de outros CSFs estiveram no local para conhecer o projeto e replicá-lo em seus territórios, como é o caso do CSF Pedrinhas. Ela explica que as plantas são usadas, principalmente, para chás. “É um trabalho que envolve a comunidade, que ajuda a cuidar do espaço, traz mudas e, quando precisa, solicita um chá ou mesmo uma mudinha para ornamentar a casa”.
Ela disse, ainda, que o espaço é mais que um local para plantas medicinais. "É um refúgio que os funcionários usam no intervalo; espaço de reuniões, e até um tipo de terapia para a comunidade”.
Idealizadora do projeto, Joselita conta que sempre gostou de plantas e realizou ação similar no CSF de Aprazível. “Fui enfermeira no distrito de Aprazível por 12 anos, período em que executamos um projeto similar. Quando vim para o CAIC, conversei com o gerente e ele acreditou na ideia. Hoje, três anos depois, temos plantas medicinais, ornamentais e frutíferas, que são cuidadas em parceria com os moradores e estão à disposição deles”.
A dona de casa Maria de Fátima Rodrigues do Nascimento é uma das voluntárias para cuidar da Horta do Bem. Ela conta que, quando tem tempo, vai até o CSF para regar e conferir se está tudo bem com as plantas. “É uma terapia e uma alegria para mim. Às vezes venho bem cedinho e no final do dia”. Dentre as ervas mais procuradas estão as que são utilizadas para chás, como boldo, capim-santo e malva. Outra bastante procurada é a babosa.
No local, também podem ser encontrados pés de alecrim, hortelã e até romã. Atualmente o CSF CAIC atende quase 5.700 pessoas dos bairros Alto da Brasília, Expectativa, Parque Silvana e Recanto I. Além do CSF CAIC, o Centro de Saúde do Sumaré também possui um jardim com plantas medicinais.