O início do segundo semestre letivo na rede pública municipal de ensino, na segunda-feira (01/08), marcou também o retorno das atividades do Programa Saúde na Escola, com uma ação do Centro de Saúde da Família (CSF) do bairro Pedrinhas, na Escola Maria do Carmo Andrade.
Foram realizadas ações de aferição da acuidade visual a fim de verificar se havia necessidade de encaminhar os estudantes para uma consulta com oftalmologista, além de antropometria, que é a medida das dimensões físicas de uma pessoa, e conversas com os alunos, trabalhando a educação em Saúde. A ação envolveu desde crianças de três anos de idade até adolescentes de 15 anos.
De acordo com a gerente do CSF, Soraya Costa, esse tipo de atividade é importante para fortalecer o vínculo da comunidade com o posto de saúde, além de facilitar e agilizar o acesso das crianças e adolescentes aos serviços. “É a partir de atividades desenvolvidas que iremos encaminhar as crianças para consultas com oculistas, por exemplo. Também pudemos conversar sobre a importância da vacinação e porquê devemos manter sempre o calendário de vacinação em dias”, explicou.
Sobre o PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ele tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).